.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-07-03

 

Quem nunca errou que atire a primeira pedra



Tu, não. Com certeza!...

1. Fernando Ruas pensa que a sua incitação de apedrejamento «popular» aos fiscais do ambiente deixará de ser recordada quando os media deixarem de falar dela. A sua recusa em pedir publicamente desculpa, mostra que não quer dar parte de fraco perante o «país profundo» que confunde aquele gesto com o justificado e antigo sentimento anticentralista contra quem, de Lisboa, ou de qualquer capital de distrito, dá, muitas vezes, instruções tolas que, no terreno, provocam irritação ou hilaridade. E, por querer guardar os trunfos dessa confusão, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Associação Nacional de Municípios, revela um pouco dessa pulsão caceteira latente ainda em muitos responsáveis políticos.


«Aquele de entre vós que está sem pecado que atire a primeira pedra!»
(Evangelho segundo São João, Cap. VIII, 7)

2. Este dirigente do PSD e mandante de apedrejamentos, assimilou mal a consigna cristã. A soberba de se julgar sem pecado levou-o a supor que não só poderia atirar a primeira pedra, como, impunemente ainda, a levar os presidentes de junta de freguesia e seus acólitos a atirar muitas mais sobre quem, por lá, vai fiscalizar o cumprimento da lei.

3. No anedotário para-religioso há uma historieta que vem a calhar.

Consta que, entre os escribas e fariseus que trouxeram a mulher adúltera à presença de Jesus, havia um português, que tal como o resto da comitiva, se preparava para aplicar a lei de Moisés.
Surpreendentemente, mesmo após Cristo ter proferido as humanista reflexão -- “Quem nunca errou que atire a primeira pedra” -- o português rapa do primeiro pedregulho que encontra e zás!, acerta na cabeça da mulher.
Cristo, estarrecido, enfrentou-o:
“Olha lá, ó português, tu nunca erraste?!”
O nosso compatriota, alegremente, retorquiu:
“A esta distância?! Nunca!”

4. A que distância suporá que está Fernando Ruas?

Comments:
Então não querem lá ver que o Manolo substituiu o livro de cabeceira. Pelos vistos deve ter substituído O Capital pela Bíblia Sagrada.
Chiiiiii.
Então essa de chamares caceteiros aos autarcas tem que se lhe diga.

Ai Manolo Manolito.

Oliveira da Serra
 
Capitulo 8! virgula 7º Intervalo?!

A Biblia deve ser pior que a serie LOST... tem capitulos que nunca mais acabam!
 
_____________________________

Oliveira,

é isso, mais ou menos. O Radicalismo Pequeno-burguês de fachada socialista, e o Novo Testamento.

Obrigado pela visita.
Volta sempre.

_______________________________

Netwalker,

é isso. Os evangelhos têm os supostos autores (apóstolos), os capítulos e os versículos. Como se trata de um livro que já foi editado há um certo tempo, ocorreu-me que os menos familiarizados com as sagradas escrituras quisessem saber como localizar a citação.
Pior do que o LOST? Sim. Talvez. Estou a pensar no «Lost in translation» da Sofia Coppola. É nesses caminhos que mais nos perdemos.
 
Resta-me tirar o chapeau perante tão erudita prosa e evangélicos preceitos.
 
Caro MC,

Esse livro (A biblia) que dizes ter sido editado à já algum tempo, não deve ter sido num tempo muito recente... é que não me lembro do Professor Marcelo o referir nas "suas" escolhas. (hehehe)

Quanto ao Lost in Translation, ainda não vi, (imperdoavel?! Talvez). Geralmente perco-me mais com os "filminhos" do Pai da Sofia.
Para tua informação, e para que conheças o perfil de quem te lê, a minha referência cinematográfica é: (da história mais recente!)............
SNATCH de Guy Ritchie! (Imperdivel!)
 
Só agora vi o poste do MC mas acho uma excelente "evangelização". Por este caminho FRuas ainda destrona o Alberto.
 
É sempre refrescante ouvir dos autarcas _e na classe política são sempre eles_ o vernáculo e a linguagem figurativa que Camilo ou Aquilino tão bem colocavam na boca dos seus personagens mais característicos, em momentos de indignação e protesto. Certamente o fazem porque a sua actividade está em contacto directo e permanente com as populações, pelo que evitam as formulas rebuscadas da ironia, o discurso racional e assertivo, a afirmação das ideias, a oposição frontal mas cordata. Provavelmente, correr à pedrada (em sentido figurado, claro!) os funcionários de Estado, os fiscais e agentes da autoridade, é politicamente correcto numa época em que se deseja menos Estado, melhor Estado.
 
Já agora e propósito... cá vai!
Vejam o que o Dr. Ruas e Câmara de Viseu não fazem na Cava de Viriato - Monumento Nacional!
Aqui:
http://www.bubbleshare.com/album/43022.f6d7bf9e428/slideshow

ou + fácil em AJ

Bem-Haja
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?