.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-02-07

 

Salazar ou Cunhal?




Perfila-se, no quadro do Programa televisivo “Os Grandes Portugueses”, mais uma escolha completamente disparatada.

Os jogos da RTP1 trazem para a recta final Álvaro Cunhal e Oliveira Salazar.

Estive, no Portugal do século passado, ao lado de Cunhal contra Salazar. Não por partilhar tudo o que os comunistas pensavam sobre a sociedade, a política e a arquitectura de um sistema político futuro, mas porque eram dos mais determinados, coerentes e radicais opositores do Estado Novo.

Foi um tempo de combates difíceis e desiguais.

O ditador, escudado na polícia política e no nacional-conformismo, dava ordens a partir do Palácio de São Bento; Cunhal, depois do cumprimento de penas de prisão por delito de opinião política, continuou a combater, na clandestinidade, a exploração, a prepotência, a guerra e a ditadura.

Não vou contribuir para que Salazar fique à frente.

Na contingência, fico sempre mais próximo de um do que do outro.

Voto em Cunhal, sim senhor.

Comments:
O dr. Cunhal morreu à cerca de um ano. Se fosse hoje vivo teria 3o votos. È igualzinho a Salazar, dois déspotas, um nazi-fascista, o outro social-fascista. Este país depois do 25 de Abril deu um salto notável na qualidade de vida e nas liberdades individuais mas algumas pessoas fazem tudo para manter a chama de dois ditadores duas múmias que se pensavam que só elas sabiam o que os cidadãos precisavam. Mas quem pensa por si, não vai um bocado só nesta conversa.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?