.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-09-11

 

A política económica de Ferreira Leite

A drª Ferreira Leite refere muito a mudança de paradigma de modelo económico.

Quando ouvi pela primeira vez, pus-me à escuta. Afinal o seu modelo assenta na compressão do investimento público e no apoio ao investimento privado. Nada de novo. Não consigo entender onde está a mudança de paradigma apregoada? Sempre foi este o modelo do PSD. Mas agora anda sempre com as PME's na boca dizendo que são elas que criam emprego. Certo. Mas esta situação ocorre em quase todos os países do Mundo. O tecido económico é constituído por PME's, dependendo muito a sua competitividade de como se articulam , interagem e cooperam com as grandes empresas e com o Estado. O caso da Construção e Obras Públicas é paradigmático para se perceber esta situação

Agora o que faria a drª Ferreira Leite em relação às Pme's de que tanto fala se alguma vez chegar ao governo? Ainda ontem na conferência da TSF sobre perspectivas e fiscalidade disse aquilo que vem dizendo há muito: "o objectivo fundamental do combate à despesa pública só pode ser a possibilidade de baixar os impostos."

Isto levado à prática materializar-se-á na redução efectiva da capacidade dos mercados públicos, ou seja, o grande número de PME's que vendem ao aparelho de Estado tomado em sentido amplo (autarquias, regiões, serviços para públicos, etc) seria prejudicado com o menor poder aquisitivo de bens e serviços do Estado. Por outro lado, se o objectivo do modelo é também a compressão do investimento público ter-se-á mais um factor a influenciar negativamente as Pme´s na sua qualidade de fortemente subcontratadas. Questiono-me, é assim que se defende o tecido empresarial das Pme's?

Ou será com outros instrumentos em que as Pme's são frágeis? Por exemplo, "injectando-lhes" tecnicidade ou inovação por exemplo quadros técnicos pagos em elevada percentagem ou abrindo-lhes mercados?

Isto não significa que a despesa pública não deva ser reduzida ou melhor dizendo racionalizada. Todos defendemos isso. Agora, se o "objectivo fundamental é baixar impostos", sabemos todos muito bem para onde vai direitinho o efeito dessa medida.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?