.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-11-02

 

Papandreu e o referendo

Com esta do referendo, Papandreu talvez meta o porta-aviões ao fundo mas, neste jogo de batalha naval, em que os tutores da UE e dos países do euro, têm pusilanimemente, andado a brincar com o fogo e com o povo da Grécia, talvez tenha "entalado" a Sra Merkel e o seu acólito, o Sr Sarcozi.
Entretidos com as suas agendas eleitorais, curvados perante a finança nacional e internacional e as agências de notação, a Srª Merkel e o seu partenaire francês, foram com soberba e irresponsabilidade, deixando durante um ano e meio a Grécia e o povo grego arder em lume brando. Com meias medidas, com falsas medidas e falsas ajudas, com hesitações e adiamentos, deixaram as labaredas ir queimando a Grécia - afinal são gregos, gente do Sul que trabalha pouco - sem perceber que o fogo não ficaria por ali, pelo Sul "preguiçoso". O fogo estava ateado no euro, não queriam ver ? Com esta do referendo Papandreu talvez acabe com o Euro e a UE mas, entre a espada e a parede, entregou, em referendo, a decisão aos Gregos, numa Europa que nunca foi nem aceita, com 25 governos de direita em 27, ser uma Europa dos cidadãos.

Comments:
Uma questão apenas: a composição dos governos da Europa já foi quase ao contrário da actual, pois predominavam os governos sociais democratas: seria nessa altura uma Europa dos cidadãos? Digo que não. Não é a farda que faz o monge mas a sua acção. E a acção da Europa foi sempre a defesa, mais velada menos velada, dos grandes monopólios.
AC
 
Democracia: suspender ? ou Referendar ?

Sobre o esquema do referendo na Grécia

Quando a Dona Manuela, que o Deus da política mandou recolher ao sector sombra, resolveu apregoar que
a democracia teria de ser suspensa por meia dúzia de meses foi um aqui d’ el Rei que só visto.

Agora que o Governo Grego resolve anunciar que as medidas de austeridade na Grécia devem ir a referendo, é ver os que se amotinaram contra Manuela, a criticarem veementemente a democracia anunciada.

Ter cão e ser preso ou não o ter e ir para a prisão é o que está a dar.
LNT, ABarbearia
---------------------------

Note-se que os factores/agentes em jogo não são claros:

- possibilidade de Golpe / Revolução
(militar? civil/popular? prá ditadura ? prá saída do Euro? contra a capitalismo financeiro agiota? contra o desemprego/ cortes/ privatizações ? ...)

- Reflexão/ chamada de atenção interna (do Pasok? do povo?...) ou externa ? ... sobre o Caminho da Tragédia económica ? valerá mesmo a pena seguir as indicaçõers da troika ?

- Não haverá mesmo outra via de superar a crise ... sem ser com cada vez mais sacrifícios para os trabalhadores/ povo ?

- O que é que dizem os ''economistas desalinhados'': Auditoria da dívida, Negociação, saída do Euro, ... ? os bancos que paguem a crise (até porque foram eles que a provocaram) ?!
Zé T.
 
Os bancos que paguem a crise. Mas os dirigentes políticos europeus encolhem-se. Já dá do povo pagar. Duarte Lima além de indigitado "matador" de pessoas com massa, também foi um dos ladrões dos cofres nacionais.É a gajada cavaquista do BPN. Mas prisão para esta gente? Nada. A dama da justiça que nada manda, bem podia arrumar as botas. Já viu Passos Coelho se fechar a loja da justiça quanto poupa?! Até a troika aprovaria.
 
Os subsídios cortados (13º e 14º)somam muito menos que os desvios do BPN. Porque razão esta gente não foi presa e os bens próprios não reverteram para o Estado? Se tivesse sido esta a conduta da justiça, não era necessário roubarem-nos os subsídios. O Povo deve ir para a rua.
Estamos a empobrecer, mas pelo menos proteste-se.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?