.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-11-02

 

Se pudesse calava esses "papagaios"

O DN apresentou ontem um gráfico que indica a "média de horas trabalhadas por ano ao abrigo do contrato colectivo" em cada um dos 27 países da UE. Indica o nº de horas de trabalho semanais e o nº de dias de férias anuais e o de feriados.
De acordo com estes dados os trabalhadores romenos são os que têm mais horas de trabalho por ano: 1864 (40 h por semana, 21 dias de férias e 6 feriados) seguem-se a Polónia e a Bulgária. Em 9º lugar vem a Grécia, com 1816 h/ano, em 12º a Irlanda com 1778,4 h/ano e em 19º vem Portugal, com 1711,4 h/ano, rés-vés com a média da UE que é de 1714,9 h/ano. A Espanha tem um pouco mais mas a Itália e a França têm menos h por ano.
Então e os trabalhadores desses países  do Norte ou do centro da Europa que, de acordo com uma série de papagaios da nossa comunicação social, comentadores, fiscalistas, analistas e outros avençados, passam o ano a trabalhar arduamente para poderem emprestar dinheiro aos países do Sul, países de gente preguiçosa e sem hábitos de trabalho? Pois bem na Finlândia trabalha-se 1695 h/ano, na Suécia 1681,4, na Alemanha 1658,8 e na Dinamarca 1628 h por ano.
Não pretendo, vendo isto, que os trabalhadores destes países sejam obrigados a mais horas de trabalho anual para trabalharem tanto como os trabalhadores portugueses, gregos ou irlandeses. O que gostaria era que esses papagaios metessem a viola no saco.





Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?