.comment-link {margin-left:.6em;}

2014-02-23

 

A Escória da Sociedade.


- Que gente é essa amigo!
   Que gente é essa amigo
   Que vos governa e vocês consentem? 

- O 1ºM é uma pessoa com passado que dá garantias de que a situação de crise nacional pode ser transformada numa “janela de oportunidades” para a aristocracia do dinheiro.
- Mas que passado é esse que dá garantias à clique arquimilionária?
- Passos Coelho é um ladino da JSD. Ambição, ausência de escrúpulos, esperteza, carácter, razoável dose de ignorância. Excelente currículo. Fizeram-no administrador de uma empresazeca de nome Tecnoforma. A larga lista de amigos e videirinhos garantida pelo ativismo partidário, ambição e fome de dinheiro, permitiu criar uma rede de cumplicidades para o que desse e viesse. E veio. O seu amigo e correligionário, com percurso de vida idêntico, o Dr. Miguel Relvas, colocado na função de Secretário de Estado que geria os fundos europeus, tornou-se um bom parceiro. Atribuiu à empresa gerida pelo amigo Passos Coelho, sem se incomodar com o escândalo, uns milhões de euros de dinheiros públicos para supostamente formar técnicos de aviação de uma lista de aeródromos que não funcionavam, sem aviões e sem aviadores, espalhados pelo país.
- E esse Miguel Relvas também vos governa?
- Governou até há pouco tempo mas como veio a público que o título de Dr. que o adornava era uma fraude foi obrigado a ser dispensado do Governo pelo seu amigo e seu antigo protegido, Passos Coelho.
- Então, vá lá, foi corrido.
- O 1º M não teve outro remédio. Aquele náufrago da decência podia arrastá-lo a ele também para o abismo da insignificância. Mas ontem, no congresso, o chefe do partido e que é 1ºM, recompensou-o. O protegido dos tempos da Tecnoforma faz agora de protetor, e nomeou-o,  para maior desprestígio do seu partido, chefe do principal órgão deste, o Conselho Nacional.
- Salva-se o parceiro de coligação, um tal Portas, não?
- Se de facto se confirma a existência do inferno ele não escapará a uma mortífera dose de enxofre. Está à altura do 1º M. Para mais não para menos. Reúne o que há de mais execrável nos que envergonham a política. A hipocrisia, o cinismo, o populismo, a vigar… a corru…  e mais não é curial dizer. É universalmente apontado como figura central na corrupção da compra dos submarinos mas não há nada provado em tribunal. A Alemanha condenou à prisão os corruptores mas em Portugal não há corrompidos!…

- Resta-vos então o presidente para compensar essa tragédia governativa, não?

- O Presidente que temos foi 1º M nos anos 80 e nessas funções. Fez então a triste figura de se apresentar como “bom aluno” da Europa. É dotado também de uma confrangedora falta de cultura, não é tanto por confundir Thomas More com Thomas Man, o que até, por caridade, se desculpava, mas pelas repetentes provas de incultura que sem dar por isso nos oferece. Tudo isso era, no entanto, compaginável com a nossa vergonha. O que é intolerável é o seu envolvimento nos negócios do BPN, o banco criado pelos seus amigos e ex-colegas de governo, que originou o maior escândalo financeiro de que há memória em Portugal. Um roubo gigantesco da ordem dos 5 ou 7 mil milhões de euros que os governos estão a obrigar o povo a pagar.

Cavaco Silva comprou ao dono do banco, seu ex-colega de governo e atual presidiário, Oliveira e Costa, umas ações de favor do BPN, ele e a filha, que lhes renderam umas centenas de milhar de euros. O Costa vendia as ações do banco, baratinhas, aos apaniguados e passado uns tempinhos em nome do banco, comprava-as por alto preço. Na mesma medida da ruina do banco subiam as fortunas dos amigos do Costa que eram os amigos do Presidente, Duarte Lima, Dias Loureiro e outros do mesmo jaez. Dentro dos 5 ou 7 mil milhões, da fraude do BPN estão também as centenas de milhar de euros de lucro fácil do presidente que temos e de sua filha.

- Então vocês, assim, se não se mexem estão bem, como dizer, estão bem, estão bem… lixados.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?