.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-05-01

 

A parte escura do pontificado de Wojtyla

O Papa João Paulo II foi, sem dúvida, um grande estadista. O seu nome está ligado ao Movimento Solidariedade e depois a todos os combates na Polónia e na Europa de Leste contra a União Soviética e o comunismo. É isso que os grandes poderes fácticos, dentro e fora da Igreja de Roma, veneram e agradecem ao cardeal Karol Wojtyla, depois eleito Papa, com certeza por isso mesmo.
João Paulo II tem, no seu pontificado, seguramente, aspectos positivos e outros negativos para o caminhar da humanidade para uma humanidade mais humana.
Há várias decisões gravíssimas no pontificado do "Beato" João Paulo II. Orientações gravíssimas que aliás o actual Papa tentou, a seu tempo, com frontalidade contrariar. O encobrimento sistemático da pedofilia e abusos de menores, praticada por padres e bispos, ao longo de dezenas de anos, na América e na Europa e o caso da organização Legionários de Cristo
Bento XVI só pôde levar a Igreja a arrepiar de caminho quando chegou a Papa e afastou alguns senhores todo poderosos da Igreja, como era o anterior secretário de Estado da Santa Sé, Angelo Sodano protegido por JoãoPaulo II e Marcial Maciel o fundador dos Legionários de Cristo uma figura sinistra, criminoso e pedófilo, que conseguiu uma fortuna imensa e com ela subornava, com milhões, Angelo Sodano e outras altas figuras doVaticano. Passava por santo e um génio junto dos seus "legionários de Cristo". O cardeal Joseph Ratzinger já tinha denunciado esta organização de malfeitores protegida por Sodano e Paulo II mas ela só foi denunciada publicamente e Marcial Maciel condenado ao inferno com o actual papa.  
_______
Na imagem Marcial Maciel 

Etiquetas: , , , ,


2010-08-28

 

Casamento gay não afecta Vaticano ...

É o título de um artigo do Expresso de hoje sobre a condecoração de Cavaco e Sócrates pelo Papa na sequência da intervenção destas autoridades na visita de Bento XVI a Portugal.

Não sei mesmo se não afectou e fico com muitas dúvidas, não em relação ao Presidente Cavaco Silva, mas a Sócrates.

Vejamos. O Papa nomeou o PR Cavaleiro da Ordem Piana e a Sócrates atribuiu as insígnias da Ordem de São Gregório como a Maria Cavaco Silva. A ordem atribuída a Cavaco Silva é a segunda mais relevante do Vaticano e a Sócrates a terceira.

Esta situação estaria bem escolhida, é um problema hierárquico.

Agora não consigo perceber porque Maria Cavaco Silva e alguns ministros condecorados também ficam ao mesmo nível de José Sócrates. A que título? Na hierarquia do Estado onde fica Maria Cavaco Silva e dos ministros não vale a pena comentar, uma vez que se posicionam noutro patamar.

Entendo mesmo que o Papa não desculpa a Sócrates ter avançado com o casamento gay e então aplica-se a correcção, dando-lhe uma condecoração num grande grupo de maralha.

Não faz sentido. O que está em causa é um desrespeito diplomático da Santa Sé face a um Estado soberano que é Portugal. Merece protesto pelo menos pelo lado dos cidadãos portugueses.

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?