2010-06-14
[1981] Soldado denuncia guerra do Iraque e morre 2 dias depois
Corre pela net o link que leva a este filme onde um soldado norte-americano faz uma denuncia arrasadora da Guerra do Iraque, da Administração Norte-Americana que a declarou, do Exército dos EUA que a executa e dos beneficiários impunes da catástrofe humana que arrasou aquele país. O Soldado morreu dois dias depois mas levantou-se a suspeita de que o ataque cardíaco possa ter sido provocado.
Etiquetas: Guerra do Iraque
2010-03-27
[1958] Vitória do laicismo nas legislativas do Iraque
Iyad Allaoui (à esquerda), na oposição, venceu as eleições legislativas no Iraque contra todas as espectativas que davam o actual líder do Governo Nouri al-Maliki como o grande favorito. Numa assembleia com 325 lugares Allaoui obteve 91 deputados, Mallki 89 e a Aliança Iraquiana Unida dos xiitas religiosos da qual Maliki se tinha separado e fora a grande vencedora em 2005, ficou em terceiro lugar com 70 lugares.
A grande novidade é que Allaoui apesar de xiita, ao contrário de Maliki e da Aliança Iraquiana Unida defende o estado laico. Por isso teve o apoio maciço dos sunitas que assim voltam a ter representação política e a poder ter um papel institucional.
O partido do governo derrotado não quer reconhecer os resultados mas os observadores internacionais e especialmente os Estados Unidos consideram os resultados limpos e válidos.
Alloui apesar de garantir que " abrirá o seu coração a todas as forças políticas e a todos os que queiram reconstruir o Iraque" vai necessitar de grande habilidade para criar uma coligação que garanta um governo estável. [link]
Etiquetas: Allaoui, eleições 2009, Guerra do Iraque, laicismo, Maliki
2010-03-20
[1957] Somos todos iraquianos
O spam por vezes traz informação útil é o caso do que me trouxe a informação que se segue. É da PAGAN-Plataforma Anti-guerra Anti NATO. Não sei se os dados estarão exactos mas não se afastam do que tenho lido. É a tragédia da guerra ao Iraque em carne viva. Um crime hediondo e cínico. A civilização Ocidental.
O Iraque era o único estado laico e "ocidentalizado" da região mas o seu sub-solo do Iraque é um gigantesco poço de petróleo. Os custos da guerra pagam-no os iraquianos em petróleo e sangue e o contribuinte norte-americano. Os lucros vão para os príncipes do dinheiro. É este o nosso, cada vez mais, "mundo livre".
"PAGAN condena a invasão e ocupação do Iraque
No dia 20 de Março, passam sete anos sobre a invasão e ocupação militar do Iraque.
Mais de um milhão de iraquianos mortos; Cerca de três milhões de deslocados (parte no estrangeiro); Quarenta mil (permanecendo actualmente) prisioneiros políticos;
Mais de 4700 baixas militares dos agressores;
Regresso (36 anos depois) da Exxon, Mobil, Shell, Total e BP aos campos petrolíferos, com contratos sem concorrência;
Entrega à Shell do campo petrolífero gigante da Majnoon,
é esse o balanço parcial de um país devastado pela guerra e pela ocupação estrangeira.
As "eleições" de 7 de Março não vieram certamente resolver o problema, uma vez que foram controladas pelos ocupantes e os sectores sociais anti-ocupação não participaram nelas.
A PAGAN condena vigorosamente a continuação deste estado de coisas – de um Iraque ocupado e do sofrimento do seu povo – e manifesta-se disposta à luta contra todas as formas de guerra, ocupação e opressão dos povos."
Etiquetas: Guerra do Iraque, PAGAN.




