.comment-link {margin-left:.6em;}

2012-04-12

 

Na Madeira, politicamente jardinando está o máximo

.. Jardim anda raivoso.

Têm de se haver com ele quem o ousar defrontar, ou seja, discordar no PSD/M.

É Jardim, ele mesmo, quem o diz. Um grande "democrata" a precisar de reciclagem que nem os estatutos que escreveu respeita.

Jardim não encaixa para já terem aparecido três candidaturas a líder. Está a conviver mal com esta situação, que está muito no princípio.

De facto vai haver luta entre os jardinistas, algo que Jardim sempre tentou evitar.

Jardim queria uma transição pacífica no PSD, comandada ao pormenor por ele.

E se acontecer sobretudo no Município do Funchal o aparecimento de uma lista de PSD's independentes do aparelho, Jardim dar-lhe-ia o fanico como se diz em linguagem vulgar.

Não acredito que haja pessoas para este desafio, mas que tinha piada, tinha.


Etiquetas: , ,


2011-11-22

 

as festas de fim de ano na Madeira e o fogo de artifício

Antes de tudo, é fundamental que a Madeira em cada 31 de Dezembro tenha o seu fogo de artifício.

É o cartaz turístico mais significativo da Região e, convenhamos, a Madeira, penso que todos concordarão, sem turismo seria o desastre económico e social.

Não é que o turismo madeirense tenha estado a seguir o melhor trajecto. Não tem. Falta-lhe muito e, sobretudo, falta-lhe uma visão de futuro, um ajustamento à dinâmica que caracteriza o turismo destes últimos tempos e dos futuros, próximo e longínquo, onde o mar e a natureza, aliados ao turismo da descoberta económica, têm de ter um lugar compatível com as suas potencialidades de promover um turismo mais diversificado, mas em grande confluência num turismo de qualidade.

O turismo, para mim, é um sector estruturante e estratégico para a região e para o país.

Pouco se fala e se discute isto. Fica-se sempre por planos elaborados em gabinetes com fraca participação dos actores e da população.

Cultiva-se, de algum modo, admito que inconscientemente, a cultura da ignorância. Estes temas não chegam à população. Parece subsistir uma consciência implícita de que nisto só pensam os "doutores iluminados".

Mas voltando aos eventos. Não detenho informação para avaliar se os custos de adjudicação estão conformes.

Critico, contudo, a forma de adjudicação não ter primado pela transparência. Faz parte do que disse antes. Informar parece não integrar o léxico dos nossos governantes.

Etiquetas: , ,


2011-11-03

 

Levado muito a "sério" o dia de hoje na Madeira

"O Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, recebe hoje o presidente do PSD-M, Alberto João Jardim, para indigitá-lo a formar o XI Governo Regional da RAM, na sequência da vitória eleitoral obtida a 9 de Outubro.

...O Representante da República convocou na passada semana os representantes dos partidos com assento parlamentar que, à excepção do PND que recusou o convite de Ireneu Barreto, concordaram com a regra democrática do partido mais votado escolher o presidente do Governo Regional.

O PSD-M, que se fez representar por Miguel de Sousa e Jaime Filipe Ramos, mais uma vez indicou o nome de Alberto João Jardim, o líder do partido com 68 anos que desde 1978 é o chefe do Executivo madeirense", lê-se no DNotícias Madeira de hoje.

Como os putos brincam às casinhas, na Madeira brinca-se à República.

Vejam a graça disto. Há muito são conhecidos o organograma do novo governo regional e a sua composição.

Faz então algum sentido este teatrinho de aldeia? É pena não ter bonecos animados e palhaços pois a criançada ainda se divertia.

É para isto que serve um representante da República? Há muitos anos estou contra a existência desta figura bizarra. Que diferença há entre esta e a de governador civil? Só porque uma é nomeada pelo PR e a outra era pelo Governo?

Que fantochada aquela de receber os partidos e anunciar que concordaram com a regra democrática de ser o partido mais votado a constituir governo? E, se algum partido, dissesse que não qual o efeito?

Estas formalidades são um copy past do que se passa na República.

Havia que ter inovado e simplificado, aliás como também já muita coisa não faz sentido na República, como aquele aparato tudo da GNR em Belém que houve há dias para o PR receber os embaixadores.

Simplifique-se isto tudo e debrucemo-nos sobre os assuntos de fundo. Autonomia não é para estescoy pasta bizarros.


Etiquetas: , ,


2011-09-30

 

Expectativas Madeira 18h30. Ministro das Finanças


Enquanto estamos nos aperitivos das 18h30 em que o ministro das finanças, nos vai dar as más novas sobre a Madeira (défice e dívida) podemos ver a situação comparada Madeira/Açores quanto à dívida bruta estimada pelo INE e hoje enviada para a Eurostat Procedimento dos défices excessivos (2ª notificação de 2011) e a capacidade (+) /necessidade (-) líquida de financiamento (proxy -défice).

Observando os valores são desnecessários os comentários.

(clicar mapa para ampliar)

Etiquetas: , ,


2010-02-06

 

[1930] PCP e BE de braço dado com o CDS e o PSD no apoio a Jardim

A oposição aprovou hoje na AR as alterações à Lei das Finanças Regionais que em 2007 veio impor algum decoro às promíscuas relações financeiras do governo central com o Sr. Alberto João Jardim.
Esta "união de facto" entre o PCP e o BE com o PSD e o CDS num caso tão extraordinário como o de apoiar o ilegítimo favorecimento da terceira região mais rica do País e a política chula do "Bocassa" da Madeira mostra bem o estado de pouca-vergonha a que se chegou. O oportunismo, com o medo de perda de votos manchou também os deputados do PS da Madeira e um que tem assento na AR. Não têm vergonha?

Sobre este espectáculo pouco edificante diz Violante Saramago (ex-deputada da Madeira) na última página do DN de &ª feira, interrogada pela jornalista Lília Bernardes.
"... Este é mais um caso em que a região revela um total desdém pelos mecanismos de controlo e avaliação. A lei aprovada em 2006 previa mecanismos de controlo, que eu saiba nunca exercidos e que antes da sua revisão fosse sujeita a avaliação em 2010. É extraordinário como a maioria da oposição aceita que o PSD "a meta no bolso" e embarca numa revisão às cegas.
Os partidos da oposição na Madeira têm receio de quê?
"A oposição aparenta ter medo de Jardim, medo de perder votos e medo de defender uma autonomia séria e autêntica que não esteja sistematicamente amarrada pelos interesses dos grandes grupos económicos da região." [Link]

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?