.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-03-27

 

[1958] Vitória do laicismo nas legislativas do Iraque

Iyad Allaoui (à esquerda), na oposição, venceu as eleições legislativas no Iraque contra todas as espectativas que davam o actual líder do Governo Nouri al-Maliki como o grande favorito. Numa assembleia com 325 lugares Allaoui obteve 91 deputados, Mallki 89 e a Aliança Iraquiana Unida dos xiitas religiosos da qual Maliki se tinha separado e fora a grande vencedora em 2005, ficou em terceiro lugar com 70 lugares.
A grande novidade é que Allaoui apesar de xiita, ao contrário de Maliki e da Aliança Iraquiana Unida defende o estado laico. Por isso teve o apoio maciço dos sunitas que assim voltam a ter representação política e a poder ter um papel institucional.
O partido do governo derrotado não quer reconhecer os resultados mas os observadores internacionais e especialmente os Estados Unidos consideram os resultados limpos e válidos.
Alloui apesar de garantir que " abrirá o seu coração a todas as forças políticas e a todos os que queiram reconstruir o Iraque" vai necessitar de grande habilidade para criar uma coligação que garanta um governo estável. [link]  

Etiquetas: , , , ,


2009-09-17

 

Será isto a tal "asfixia democrática"


A revista Sábado vem hoje comprometer António Preto e Helena, Lopes da Costa com práticas de compra de votos nas eleições internas do PSD.
«Várias fontes da SÁBADO, que trabalharam de perto com António Preto ou Helena Lopes da Costa, confirmaram estas histórias. Refira-se que ambos entraram nas listas do PSD na quota da líder, Manuela Ferreira Leite, debaixo de uma chuva de críticas por estarem acusados em processos judiciais.»
«O voto num determinado candidato pode custar 25 ou 30 euros... a militantes angariados em bairros sociais, denunciam militantes e ex-militantes do partido que aceitaram dar a cara fazendo depoimentos em vídeo para a SÁBADO.
«..Estas fontes ... acusam os deputados António Preto e Helena Lopes da Costa de serem coniventes, dando cobertura a estas práticas, quando tiveram poder ou influência na distrital de Lisboa.
« ... sendo que a secção “E” até sextuplicou os filiados.
« Uma das estratégias de angariação de inscritos no PSD passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia que, para manterem os empregos, têm de garantir a manutenção do poder ao presidente da sua secção angariando militantes que votarão em quem lhes indicarem.» [link]

Será isto afinal a prova que faltava da tão reclamada "asfixia democrática"?

A imagem de  dirigente política virtuosa que MFL tão laboriosamente construiu vai pela rua da amargura e sofre novo revés. O que Pacheco Pereira tem de sofrer para voltar à política no PSD. Teve de engolir o Santana Lopes escolhido por MFL para Lisboa, tem de aguentar o fuck them da Madeira, tem de encaixar o António Preto, enfim tem de aceitar... tudo o que mais detesta na política.
É a vida. Lá dizia o outro. É difícil ter tudo. Honra e poder. 

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?