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2005-08-13

 

OTA E TGV (4)

OTA - antecedentes.
1969 (Marcelo Caetano) - O GNAL - Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa identicou 5 locais: Fonta da Telha, Montijo, ALcochete, Porto Alto e Rio Frio.
1982 (Pinto Balsemão) - TAMS/Profabril reaprecia aqueles locais e ainda: Stª Cruz, Ota, Azambuja, Alverca, Granja, Tires, Marateca.
1987 (Cavaco Silva) - Nova reapreciação.
1994 (Cavaco Silva) - Estudos comparativos sobre Ota, Montijo, e Rio Frio. Montijo reunia mais vantagens mas sem levar em conta o impacte negativo sobre a Reserva Natural do Estuário do Tejo.
1997 (António Guterres) - Concurso internacional para estudos sobre novo aeroporto. O Governo toma medidas preventivas sobre o uso do solo para a eventual localização do aeroporto na OTA e em Rio Frio.
1998 (António Guterres) - Criada a NAER, Novo aeroporto, SA (que fez estudos até ao presente). É dada preferência a Ota. A queda do Governo inviabiliza início da construção
2002 (Durão Barroso) - Apesar de considerar não prioritário devido à situação orçamental reafirma a opção de novo aeroporto em Ota ao desmentir afirmações do seu ministro Carmona Rodrigues, ou ao prorrogar a reserva de terrenos em Ota (decreto Lei 118 de 14 de Jul de 2003).
2004 (Santana Lopes) - Não toma iniciativas relativamente a Ota mas esta localização consta das GOP (Grandes Opções do Plano) por si aprovadas.

Estudos
1997/2005 - 71 estudos parcelares. 12,7 milhões de euros (comparticipação da UE de 6,6 milhões de euros), apenas o que foi encomendado à Novolis (consórcio formado pelos bancos ABN e Efisa), se debruça sobre a avaliação económica do projecto Ota.
NAER - Novo Aeroporto,SA e EPIA - Estudo Preliminar de Impacte Ambiental (NAER) na net desde 1999. (como se adivinha que está na net? Como tudo o resto, por exemplo, perguntando ao Google por Ota. Vem logo na 2ª página)

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