.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-05-02

 

Milagres (3)


Apesar da hierarquia da Igreja Católica de Roma não se perder de amores pela Revolução de Abril, -- nem ser de uso, comemorar a Revolução dos Cravos nas igrejas -- o seu mais alto representante em Portugal, Cardeal Patriarca, foi convidado a assistir à cerimónia oficial que teve lugar na Assembleia da República.

Ora acontece que, ao longo do século XX, a Hierarquia Católica, com raríssimas excepções, apenas mostrou simpatia e apoiou o golpe militar de 28 de Maio de 1926, tendo aderido às soluções orgânicas que o Estado Novo encontrou para lhe devolver a influência que perdera com a Revolução Republicana.

Ao enviar uma carta, pedindo o esclarecimento sobre o critério que levou ao convite deste chefe religioso, a Associação República & Laicidade, fez o que muitos de nós gostaríamos de ter feito.

Já sabíamos que há gentes do Estado pouco incomodadas com o que dos ideais de Abril não se cumpriu ainda; ficamos agora a saber que os há também com força suficiente (miraculosa?) para tentarem operar retrocessos na separação entre o Estado e as religiões.

Valha-nos Deus


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?