.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-05-31

 

Beco sem Saída em Bagdad ?

Segundo a imprensa norte-americana e em especial o NYT de hoje (30 de Maio) as negociações entre Paul Bremer o governador americano do Iraque, o Sr. Brahimi indicado pela ONU e supostamente às ordens de Bremer para intermediar a criação do próximo Governo do Iraque (04-07-01) e o actual Conselho de Governo do Iraque uma espécie de rosto iraquiano do mesmo Bremer, não se entendem. Os dois primeiros querem para presidente do governo - um lugar ainda mais decorativo que os outros – o Sr Adnan Pachachi e o CGI quer o sheik Ajil al-Yawar.
Já estão todos quase de acordo sobre 3 chiitas para as Finanças, o Petróleo e a Saúde, 2 curdos para os Negócios Estrangeiros e a Defesa e um sunita para o Interior. E Para Vice-Primeiros Ministros felizmente o Sr Brahimi já sugeriu, com muitos Alá é Grande, Ibrahim Jafari, leader do partido sunita Dawa e Razh Shawees, do Partido Democrático do Curdistão.
O Sr Brahimi, na opinião de um dos principais conselheiros de Kerry, o Sr. Richard C. Holbrooke, " é um vivaço e estimável sunita árabe da Argélia cujos interesses não são totalmente simétricos aos da segurança nacional americana” opinião não partilhada por Kerry que dela achou conveniente demarcar-se.
Não há no entanto que desesperar. Diferentemente do que disse Blair, sempre a tergiversar, ai ai ai! sobre o que diz Colin Powel, quem vai decidir se o Governo (o que se enseja ou outro depois de 1 de Julho)fica ou sai é o exército americano e não o contrário.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?