.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-05-29

 

Democracia Made In USA

Ontem o Conselho de Governo do Iraque (CGI)uma das caras do exército norte-americano em Bagdad aprovou por unanimidade Iyad Allawi para primeiro-ministro do Iraque, a partir de 30 de Junho.
é o secretário-geral do Acordo Nacional Iraquiano, grupo no exílio financiado pela CIA e que a "enganou" com a história das Armas de Destruição em Massa. É a organização a que também pertence Ahmed Chalabi seu rival (diz-se que este era mais chegado ao Pentágono e aquele mais íntimo da CIA)agora caído em semi-desgraça talvez por demasiado conhecido pelos desfalques, negócios sujos e fuga à justiça em países árabes.
ALLawi pago pela CIA! parece conversa de antiamericanos mas é o que dizem WARREN HOGE e STEVEN R. WEISMAN no New York Times de hoje e J.M.Calvo em Whashington, do El País (edição impressa também de hoje - sem link).
Era suposto que seria Lagdar Brahimi, enviado especial da ONU para o Iraque, a escolher o candidadto a 1ºM depois de consultas a grupos políticos e religiosos do Iraque e a apresentá-lo ao CGI. O Departamento de Estado achou, no entanto, dada a perda de imagem de W.Bush com o excesso de imagens de Abu Ghraib e o aperto da sua agenda eleitoral, ser mais seguro e rápido entregar a tarefa a Paul Bremer que de modo discreto entregou o nome ao CGI e os seus 25 membros, na sua presença e também de Brahimi, decidiram sem qualquer dúvida.
O porta voz do CGI, Hamid al Kifai, disse que Allawi foi escolhido pelas três partes, o CGI, a Autoridade Provisória da Coligação (Bremer) e pela ONU (Brahimi). Por sua vez o porta-voz da ONU, Fred Eckhard, perante a alteração unilateral pelos EUA do guião entregue às Nações Unidas,informou que a escolha "no ha sido como esperábamos pero los iraquis parece que están de acuerdo e Lagdar Brahimi respeta la decisión" reproduz Calvo, em castelhano, no El País. Segundo a mesma fonte, em Washington, Colin Powel revelou que estava satisfeito com a escolha de Allawi mas que os EUA não tem posicões sobre candidatos individuais.
Rumsfeld - tenho a certeza - não estava com estas cerimónias.
Allawi, "neurólogo e homem de negócios" e antigo quadro do partido BAAS conheceu o Iraque até 1971 altura em que fugiu de Sadan pelo que tem pouco tempo e nenhumas facilidades para conhecer o país em que lhe mandam fazer o papel de 1º ministro.
Comments:
intiresno muito, obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?