.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-29

 

ACEITAMOS UM PAÍS DE FANTASIA ?

O que me espantou na 6ª feira não foi ver certo pessoal dos media e comentaristas de serviço a vender a banha da cobra da importância e da honra para o país que era Durão Barroso aceitar ir para a Comissão. O que me espantou foi alguma outra boa gente dos jornais deixar-se ir no despautério.
O Zé povinho é que se calhar não se deixou enganar como se pode ver aqui.
A Fuga do 1º Ministro, particularmente no contexto que vem desde o início do seu Governo, é uma decisão tão irresponsável, tão destituida de ética, que ninguém de bom senso admitia como possível. No PSD como na oposição.
Honra para Portugal? Alguém admite tal honra na França, na Espanha, na Holanda? Algum dos outros 1º M em exercício convidado aceitou? Alguma vez algum 1ºM aceitou? Por isso com toda a razão o Ivan Nunes - mesmo a banhos na Praia - dizia:
Que esse dirigente político, por menor que ele seja, ache que pode de facto concretizar o devaneio, é bastante espantoso. Que isso seja tolerado, saudado e até aceite como moeda de troca para não convocar eleições por uma parte do país e pelo Presidente da República, é verdadeiramente inaudito. Será pago nas urnas, severamente, em 2005 e em 2006 (duas vezes); mas o nível de desprezo que vai propiciar, pela classe política em geral, conhecerá mais um valente impulso.

Aí temos a crise. Já está tudo parado. O Governo. A Assembleia da República. E vamos ver como é que ela sobejará para a economia.
Não é possível deixar tratar isto como um assunto interno do PSD. Não vejo nenhuma boa solução que não passe por eleições. Talvez Jorge Sampaio descubra. Qualquer Governo dirigido por quem
não foi a votos é um governo fraco, provavelmente sem fôlego para dois anos e, na realidade, percebido pelos eleitores em geral como um logro democrático.
Então se for um Governo de Fantasia ao estilo de Pedro Santana Lopes então seremos mesmo um perigoso País de Fantasia.
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?