.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-12

 

Deve-se a Reagan o fim da União Soviética?

Posted by Hello
Que na América de W. Bush, no afã de criar o mito, se atribua a Ronald Reagan o fim da União Soviética e do comunismo, mesmo com a ajuda do papa, de Tatcher ou de Valesa, conforme as opiniões, eu compreendo. Mas que aqui, leaders de opinião com reputação a defender, se façam eco de tais dislates, parece-me despropositado. Até deixam mal colocadas todas as grandes figuras da História que em 75 anos, não menos que Reagan mas com outra estatura, se empenharam em tal propósito.
Comments:
Não podia estar mais de acordo. Todos fomos responsáveis pela "queda" do socialismo soviético. Aqueles que o defendiam "à outrance" batendo-se pela manutenção da pureza original bolchevique; os outros que preferiam o centralismo marcial de feição estalinista; os ingénuos que supunham que era transformável (actualizável) sem obrigatoriamente deitar fora o bebé com a água do banho. Aqui e noutras paragens. E, porque não?, - até o Reagan... um poucochinho talvez, mas não sei como...

O Gorbachev foi ao enterro do Reagan.

Que estava ele a dizer quando fez aquele gesto funerário de apoiar a mão sobre a urna?
Saudações do Presidente Putin?
Mea culpa?

Quem puxar exclusiva ou principalmente para si a "queda" do socialismo, está por certo a esquecer todos os outros.
 
Tu sabe-la toda. Olha gostei muito daqueles cães de Bagdad ;)
E também daquele sobre o livro da Dalila. Como as palavras podem servir para esconder a conversa!
Um abraço
 
Mas, depois do drama, ainda há bem quem defenda a continuação, agora como farsa. Como se vê, ainda há muita coisa acertada do velho Karl.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?