.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-30

 

Estamos a envelhecer de facto. E, em espírito?

Um estudo da demografia recente, realizado pelo INE para o horizonte 2050, conclui que Portugal está em processo de envelhecimento acelerado.

A última informação disponibilizada sobre a população estrangeira, legalmente a residir em Portugal, diz-nos que, em 2003, se registou a menor taxa de crescimento desde 1998.

A emigração portuguesa tem apresentado uma tendência ligeira para aumentar, nas suas duas componentes: temporária e permanente, embora seja a temporária a mais significativa.

Estamos integrados no espaço comunitário europeu que, segundo a revista The Economist, disfruta de uma "situação de desconforto" nesta matéria, a nível mundial. "Hoje", a idade média dos americanos é de 35.5 anos e a dos europeus é de 37.7.

A questão de fundo não é a situação comparativa de hoje, mas o amanhã (2050),- um envelhecimento a passos largos - porque, mantendo-se as tendências actuais, a idade média nos EUA será, em 2050, de 36.2 anos contra uma Europa de 52.7 anos, com consequências radicais no campo económico. Hoje, as economias EUA e UE têm sensivelmente a mesma dimensão em termos de PIB mundial, mas em 2050, a confirmarem-se estas projecções demográficas, os EUA terão uma dimensão económica equivalente ao dobro da Europa.

Estas tendências não nos podem deixar tranquilos. E são questões como estas que precisam de uma resposta estratégica dos responsáveis políticos deste País. A redinamização da Estratégia de Lisboa, devidamente ajustada face ao tempo já perdido, seria certamente um bom indicador no pensar do Futuro
Comments:
Hoje é dia de pensamentos positivos.
Viva Força Portugal.
Abaixo a força portugal(a cópia)
 
Para esta Europa em declínio (sem rei nem roque) não é o Ex-PM de Portugal José Manuel Durão Barroso de seu cognome JMB (seria menos cinzento um cognome como "o cherne de Portugal" e uma hipótese de candidatura a um prémio de marketing) que nos irá safar de a meados do presente século fazer parte de um espaço perdido.
 
Precisa-se de uma estratégia para a Europa que inverta as tendências negativas referidas, desde logo uma política séria para a imigração. Precisa-se menos de um PEC que provou conduzir a muito pouco.

Mas os dirigentes europeus têm de assumir que essa estratégia, para ser eficaz, tem de ter instrumentos normativos e impositivos. Foi oq ue faltou à estratégia de Lisboa.
 
Envelhecimento de facto, mas pior é o da cabeça.

Os nossos dirigentes políticos mereciam uma reciclagem e alguns mesmo uma reforma. Não há datchas para os põr? Construam-se e comprem-se-lhes umas cartas para se entreterem. Que rico investimento para Portugal!!
 
Abaixo a força portugal(a cópia) é uma boa tirada,
Mas o JPP está a fazer mais por isso que muitos maus argumentos da parte contrária. Partam-se PSD's separem as águas: Isto casar com o Paulinho das feiras, mesmo no bom sentido como diz Scolari, não é possivel, não há bom sentido que se aplique a este caso. Partam-se e assim casa quem quer.
D. Botelho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?