.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-30

 

Ficções Políticas V



Então, parece que o DB (call me just José Manuel Barroso) vai mesmo para Presidente da Comissão. Estão certos disso? É assim tão evidente, apesar do ar fatalista que as coisas tomaram? O 1º Ministro ainda nem sequer apresentou a demissão ao PR!... Mesmo assim? Devemos embarcar já nesse “cenário”? Bom. Há gente para tudo!

Para o jogo de amanhã, com a Holanda, deveremos então trajar de “vermelho bandeira” ou de “verde”. Isto não começa a parecer-se perigosamente com uniformes para exaltar as “nossas” cores contra os “laranjas”? Mas que coincidência irónica!...

Figo disse ontem que nem Deus (estaria a referir-se a Jesus Cristo?) conseguiu que todos gostassem dele. Ena, ena. Então os jogadores da selecção portuguesa tornaram-se assim tão modestos à beira das meias-finais? Com quem se irão comparar então se, porventura, chegarem à final? Com o DB (please call me José Manuel Barroso and forget Durão). Também acho...

Quanto ao comentário do anónimo engraçadinho que pergunta se estamos atacados por algum acesso de melancolia por (eu e o João Abel) termos prestado a nossa homenagem poética ao António Gedeão, respondo - por mim, é claro - que graças à liberdade poética, as “Ficções Políticas” terão forçosamente de continuar contra quaisquer realismos políticos.

Como dizia há anos um vice-presidente do PPD/PSD (cujo nome não me ocorre... Mas não é por mal. Daqui a pouco, lembro-me e revelo-o...) “É dos livros!”

Também Sá Carneiro dizia que, acima do partido, estava a democracia e, acima da democracia, estava Portugal. DB (call me José Manuel Barroso and forget Durão) descobriu que acima de Portugal está a Comissão Europeia. Não se trata de uma fuga, como sustentam o Raimundo Narciso e alguns dos seus acólitos de blog. Coitados. Não atingem que DB desenvolveu teoricamente a escadinha de Sá Carneiro. Agora, acima de tudo, está o... “interesse nacional”. Ele lá sabe do que fala!

Comments:
Acho que vamos ganhar nos dois tabuleiros. À Holanda porque se é certo que enviámos para lá (a toque de fogueira e Inquisição) no séc XVII o que por cá tínhamos de melhor (cientistas, artistas,homens de négocios, judeus e ateus) o certo é que não lhes enviámos os cientistas do pontapé na bola! E ganhamos na governança ao exportar no século XXI, lá para o lado, para Bruxelas, o que por cá temos de pior, José Manuel ... Barroso. (Please, call me Durão)
 
Please call me just José Manuel Barroso. Esqueceu-se do seu homólogo jornalista do DN, mas não virá por aí mal nenhum ao mundo, que amigos eles já eram. "Durão" em Bruxelas é um nome que não cae bem, porque não pode ser duro "os patrões não lhe permitiriam essa ousadia e o der também pode não durar por aí além, call me JMB poderia ainda ter simplificado.
J. Ferreira
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?