.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-18

 

Há Uma Política Económica Europeia ?

Estas notas prendem-se com uma das perguntas colocadas por um comentarista, neste blog, a propósito de anterior comentário sobre o Pacto de Estabilidade (PEC). Aqui ficam umas quantas ideias.

Em termos simplificados (talvez em demasia) temos, no campo da política económica europeia dois instrumentos, direi, "globais" mas de força desigual: o PEC e as GOPE-grandes orientações de política económica.

Mas enquanto as GOPE não passam de um exercício anual que cada país tem de fazer na base de um esquema prévio (elaborado a nível central europeu) e que, quando muito, emite umas tantas recomendações não obrigatórias, a partir da sua análise no ECOFIN (conselho de Ministros das Finanças), recordem-se, por exemplo, entre outras, as várias recomendações feitas a Portugal nos domínios da concorrência e dos preços nas indústrias de rede, o PEC é uma política de "boa gestão" que fixa normas de estabilidade orçamental (obrigatórias) para os países membros. Se juntarmos a isto o elemento federalista por excelência que é a gestão da política monetária pelo Banco Central Europeu, começamos a nos aproximar do quadro de intervenção da UE.

Claramente não existe uma política económica europeia, quando muito, referenciamos peças do puzzle e níveis de acção e intervenção "dispersa e descoordenada" dos diversos orgãos da UE.

Como imagem admito um tanto caricatural, a UE já dispõe de uma série de peças "soltas", o mercado único, uma moeda única, um banco central único, uma política de concorrência, etc, etc, mas falta-lhe o cimento da consistência agregadora.

A UE não dispôe nem de uma estratégia económica nem política.

Estas são as questões fulcrais da UE onde muito caminho se encontra por desbravar e onde é fundamental, para cada um de nós e para o projecto, que as diferentes famílias políticas, nos diferentes países, bem como os movimentos alternativos e sociais nos esclareçam sobre que "estacas", designadamente condições socio economicas, pretendem apoiar este gigantesco projecto de construção da Europa.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?