.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-11

 

Morreu Lino de Carvalho

Posted by Hello

Lino de Carvalho era desde a saída de João Amaral do grupo parlamentar do PCP o mais qualificado e carismático deputado comunista no parlamento de que era vice-presidente.
Grangeou o respeito dos seus pares pelo conhecimento profundo das matérias que defendia, pela sua combatividade e frontalidade.
A sua acção política remonta à luta pela liberdade contra o regime fascista, tendo sido preso pela PIDE/DGS duas vezes.
Um dos principais rostos da Reforma Agrária, colocou sempre a sua acção política ao serviço de causas e ideais, dignificando a política com o seu exemplo.
Entrou para o comité central do PCP no congresso de 1988 que foi palco da primeira grande dissidência deste partido. Posteriormente demarcou-se dos sectores ortodoxos do PCP e das expulsões que acompanharam a sua segunda grande dissidência por isso foi sem surpresa que foi preterido na escolha para a presidência do Grupo Parlamentar comunista por um inexperiente galucho.
Comments:
Chamar galucho a um leader parlamentar mesmo que não preste não é ofensivo?
João Urtiga
 
Caro João Urtiga
Só agora reparei na observação e apresso-me a responder-lhe. Com cuidado para não me picar! Galucho quer dizer galo novo ou novato, ainda longe de se abalançar a leader da capoeira.
Não creio que a qualificação se possa considerar ofensiva. Apenas quer dizer, no caso em apreciação, que havia vários outros deputados com muito mais provas dadas e em especial Lino de Carvalho e que só - é a leitura que faço - razões de fidelidade à "linha justa" prevalecente na Soeiro Pereira Gomes explicam a escolha de Bernardino Soares.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?