.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-21

 

O Paraíso e o Poder

É um pequeno/grande livro de Robert Kagan com o subtítulo "a América e a Europa na Nova Ordem Mundial", editado pela Gradiva e que começa da seguinte forma: "é chegada a altura de parar de fingir que os europeus e os americanos partilham uma visão do mundo ou até que ocupam o mesmo mundo. Na importantíssima questão do poder - a eficácia do poder, a moralidade do poder, a desejabilidade do poder - as perspectivas norte-americanas e europeias estão a tomar direcções divergentes".

Mas quem é este autor?

É um reputadíssimo estudioso da política externa dos EUA, com obra publicada e, assina uma coluna mensal no Washington Post. Este livro é o desenvolvimento de um ensaio publicado no Policy Review e que provocou uma tempestade nos círculos internacionais.

Este pequeno/grande livro, de apenas 110 pgs, merece uma leitura porque, para além da abordagem do tema da política externa dos EUA nas suas relações com o Mundo e, designadamente com a Europa, tem elementos de reflexão preciosos sobre uma questão de fundo estruturante. Podem os EUA, em questões de estratégia mundial, desligar-se da Europa? E, em sentido inverso, pode a Europa alhear-se das posições dos EUA e ter projecto próprio? E que implicações?
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?