.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-25

 

O Referendo da CE

A população portuguesa, como na esmagadora maioria dos outros estados membros, sente-se distante do processo de construção da Europa e maior prova não podia haver do que a resposta dada pelo grau de abstenção, nas últimas eleições.

A "culpa não pode morrer solteira" e temos de atribuir responsabilidades aos nossos políticos por esta situação, decorrente da falta de informação e clareza e de alguma "manha" com que nos falam da Europa, dos seus objectivos e pela não prestação de contas pela condução na defesa dos interesses nacionais em Bruxelas.

Independentemente de cada estado membro vir a seguir o seu próprio processo de aprovação da Constituição Europeia, em Portugal parece estar a reunir-se consenso para a realização de Referendo nos inícios de 2005.É um passo importante esta unanimidade "aparente". Muita água vai correr. Mas aguardemos e que o referendo se realize mesmo

Duas fases importantes na preparação do Referendo para que ele possa ser uma peça na conciliação do País com Bruxelas.

Uma divulgação massiva do teor da Constituição, com debates e programas diversos, muitos deles televisos, em todos os canais. Esta fase deveria ser conduzida por entidades não partidárias e vemos aqui um papel relevante para a Presidência da República, aliás, como já antes defendemos.

Numa outra fase ou num outro plano ficam as campanhas partidárias e também aqui seria óptimo que fosse feito trabalho de casa. Com isto, apenas isto: os partidos devem dizer o que defendem para a Europa ou que Europa defendem, em que se diferenciam, a sua posição face a esta Constituição e o que traz esta Constuição para o modelo sócio económico que querem ver implantado no espaço comunitário.

Sem este debate prévio, amplo e participado, sem uma questão muita clara e simples no Referendo, o Referendo limita-se-á a ser mais "um acto europeu" (sem ser sentido pela população) e corre o risco dos não 50%.
Comments:
Não estou de acordo
 
Acho positivo e salutar as diferenças de opinião. Apenas fiquei sem saber qual a discordância, se com o referendo, se com o conteúdo do comentário.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?