.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-06-19

 

A ocultação inadvertida dos resultados eleitorais


O semanário EXPRESSO de hoje não apresenta nenhum título de 1ª página acerca do resultado das Eleições para o Parlamento Europeu.

“A maior derrota /eleitoral de sempre” apenas se pode ver nas interiores em página par (pág. 10) numa peça assinada por José António Lima.

Então as Eleições para o PE não tinham “actualidade”? Bom. A verdade é que todos os media andaram a fazer sombra ao EXPRESSO desde a noite de domingo passado, e o EXPRESSO prima pela originalidade. Assim, presenteia-nos com um cartoon do António no canto inferior direito da capa. Uma caricatura de Durão Barroso enforcado numa faixa da campanha, e a legenda “A Força de Portugal”.

Há momentos em que os chamados jornais de referência procedem a uma gestão curiosa das notícias. Esta, do EXPRESSO, é intrigante. Os resultados propriamente ditos, reservam-se para os leitores habituais (os que folheiam todo o caderno principal); o lamento radical do cartoon de António fica em cartaz, de modo que até os não compradores possam espreitar nos escaparates.

A chave para a compreensão desta legítima opção é dada, talvez, por um outro título de primeira página: “Camacho avisa”/’Portugal/não sabe/lidar com/a pressão’. Faltaria, portanto, acrescentar: O EXPRESSO também não.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?