.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-07-15

 

As contradições da Olívia

Muitos leitores certamente se recordarão de Ivone Silva, uma das maiores e mais populares artistas da chamada Revista à Portuguesa, que criou numerosas personagens fabulosas que tão bem caricaturaram a situação política portuguesa e muitos dos seus intervenientes, antes e depois do 25 de Abril.

Uma dessas personagens, criada precisamente depois do 25 de Abril, foi a Olívia, costureira, que trabalhava sozinha em casa para as clientes que ia arranjando e que, portanto, era simultaneamente empregada e patroa de si mesma.

Olívia vivia em grande e permanente contradição: como Olívia patroa, exigia que Olívia costureira trabalhasse mais depressa e mais horas, que não fizesse férias, que tivesse menos salário e não recebesse horas extraordinárias; como Olívia costureira, reivindicava à Olívia patroa maior salário, redução das horas de trabalho e aumento do período de férias.

Este quadro de revista veio-me à memória a propósito da Directiva-Quadro da Água da UE que já devia ter sido transposta para o nosso direito interno até ao passado dia 22 de Dezembro e que ainda não o foi, nem ninguém sabe bem quando será transposta.
(Artigo publicado no "Diário Económico" de 15.Jul.2004. Para ver o artigo completo consulte o ALFORGE)

Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Mas neste tempo todo não aprovaram o que estava feito só por ser do Governo do PS ou porque andaram a estudar legislação com toque (ou proveito)neoliberal?
Parabéns pelo artigo. Informação e prosa lúdica.
Já me sucedeu mais que uma vez publicar comentários intempestivamente e depois tenho de os apagar. Foi o que sucedeu agora. Teclei para emendar uma gralha e o que saiu foi a sua publicação. Por isso o apaguei. Culpa de quem? Inclino-me mais para a Olívia patroa. ;-)
 
POrque Olívia Patroa? Será que Olívia Criada não tem direito a ser intempestiva?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?