.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-07-12

 

Morreu Maria de Lurdes Pintassilgo

1�Ministra Posted by Hello

Presto a minha homenagem a esta grande MULHER.
Maria de Lurdes Pintassilgo foi a única mulher a exercer as funções de Chefe do Governo. Na Espanha do PSOE e de Zapatero metade do Governo é constituído por mulheres. Parabéns Zapatero. E também pela outra decisão!
Maria de Lurdes Pintassilgo foi 1ª Ministra por iniciativa do PR General Ramalho Eanes. Naquele tempo a Constituição permitia a escolha por iniciativa presidencial. Prestou muitos outros serviços ao país. O menor não foi o seu exemplo de militância cívica e desinteressado empenho de toda a sua vida na luta por causas a favor dos mais carenciados e desprotegidos.
Por isso não fiquei surpreendido ao ler no Causa Nossa o que Ana Gomes diz:
Naquele dia na Estrela, fomos conversando enquanto eu a amparava no lento e penoso percurso, corredor fora, deixando a capela do velório. Sobre a morte do Professor Sousa Franco, que a abalara muito, ... Já à saída da Basílica, perguntei de que lado estaria o motorista que a viera trazer. Atalhou «Meu motorista? Filha, não tenho dinheiro para tal. Este é um senhor muito amigo, muito gentil, que insiste em conduzir-me quando tenho de sair de casa. Sabe, é que eu vivo apenas de uma pequeníssima pensão dada pelo Baltazar Rebelo de Sousa...». Perante a minha incredulidade, Maria de Lourdes explicou que nos tempos do governo PS bem tentara que a situação fosse corrigida, falara até a alguns ministros... Mas, que havia de se fazer, só fora Primeira-Ministra cinco meses, só tinha direito a pensão pelos tempos de Procuradora à Câmara Corporativa!

Não fiquei surpreendido. Um país que dá boas pensões a agentes da PIDE pelos "altos serviços prestados à Pátria" é bem capaz de não dar nada a uma mulher como Lurdes Pintassilgo.
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?