.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-08-05

 

Guantânamo a mãe de todas as Abu Ghraib

"Foram agredidos, impedidos de dormir, injectados com drogas, encapuçados, fotografados nus e sujeitos a humilhações sexuais e religiosas, entre outros abusos." Do dossiê com 115 páginas, que contém as denúncias de Asef Iqbal, Ruhal Ahmed e Shafic Rasul, três cidadãos britânicos, libertados em Março passado depois de 2 anos na prisão norte-americana de Guantânamo, em Cuba. O documento elaborado pelos seus advogados foi divulgado ontem em Nova York e entregue à Comissão das Forças Armadas do Senado dos EUA, de acordo com A Capital, que reproduz The Guardian.
É uma pequena amostra da "legalidade" e da conduta moral da Administração de W. Bush.
A violência das torturas levou-os a confessar os crimes de que eram acusados apesar de falsos e mais tarde se comprovar isso mesmo.
Todos vimos o impensável, presos a entrar em Guantânamo, privados de defesa e de todos os direitos civis e militares, acorrentados, de olhos e ouvidos tapados para não verem nem ouvírem, com luvas para lhes impedir o tacto, de modo a ficaram totalmente isolados do mundo.
O que inadvertidamente escapou ao segredo de Abu Ghraib é uma amostra dos métodos importados da casa mãe, Guantânamo.
Por sua vez no Público um artigo de José Silva Pinto (que cita a revista norte-americana The New Republic) diz-nos dos esforços de alguns prosélitos do bushismo em culpar pela sua mera presença, as...mulheres-soldados, pelas torturas, nomeadamente as sevícias sexuais nas prisões do Exército norte-americano do Iraque a ver se branqueiam os verdadeiros responsáveis.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?