.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-09-17

 

Espera aí que eu já venho (1)



Bagão Félix tem explicado, pacientemente, (o homem é uma bondade em pessoa!) que o orçamento de um Estado é como o de uma família. Não anda muito longe da bonomia dominical de Marcelo Rebelo de Sousa que sugere (muitas vezes) que o país é como um barco. Ele há imagens, assim, que permitem, num abrir e fechar de olhos, dizer o que, com largos quilómetros de prosa, mal se consegue. Pela reforma que Mira Amaral leva para casa, (18.000 Euros) depois de se escalavrar num braço-de-ferro com de Sousa na CGD, percebe-se melhor a «família» a que Bagão se refere e o «barco» a que Marcelo alude. Trata-se, com certeza, da família de Mira Amaral, num barco da Quinta da Marinha. Ou será na «Corvina» com que Paulo Portas deu cheque-mate aos perigosíssimos terroristas holandeses?
Depois do equinócio, fecha-se negócio.


José Sócrates evitou o modelo de frente-a-frente que pôs ontem Manuel Alegre e João Soares, calmos e prazenteiros, a conversarem na SIC-Notícias. Não sei se acredite que foi por causa de já ter a agenda de campanha (muito!) preenchida...Talvez tenha sido mais porque os apoios de José Sócrates, todos somados, prometem mais que o resultado de qualquer debate. Dizia-se nos arraiais socráticos, não vai muito tempo, que a direita temia a vitória de José Sócrates. Depois, foi o que se viu. Suspeito que tudo se esclareceu quando José Sócrates revelou, na sua moção, que a economia vinha primeiro; depois, o choque tecnológico; finalmente as políticas sociais. O Bagão do «orçamento familiar» e o Marcelo do «país é um barco», ouviram e não queriam acreditar! Brrrrr! Que medo! Bom!, bem vistas as coisas, não era caso para menos...
No próximo solstício, há fogo de artifício.


O silêncio, aqui no PUXA-PALAVRA, sobre o processo da Lota de Matosinhos, intriga-me. Afinal, sempre se tratou de uma questão em que, apesar do atraso, foram apuradas responsabilidades, propostas sanções e apresentadas recomendações. Ou será que não compreendem - tal como eu - como é que o Narciso Miranda vai conseguir resolver a quadratura do círculo, não se candidatando por nenhum partido nem quebrando o compromisso com a população do concelho? Talvez uma Lista de Cidadãos Eleitores? Porque não?
Há mar e mar; há rir e votar.


Kofi Annan foi desaconselhado pelos EUA a prosseguir com comentários acerca da (i)legalidade da guerra do Iraque. (Pode ler algo acerca disso aqui). A Administração George W. Bush é directa e cristalina. Mas quem é que ele pensa, afinal, que é? Secretário Geral da ONU? E depois? O que é que isso conta para a estratégia imperial da «guerra preventiva»?
Aguardo, ansioso, pelas explicações de J. P. Pereira, L. Delgado e V. G. Moura. Prevejo-as universais e instrutivas. Vou roendo as unhas.
Em terra de cegos, quem tem um olho também é zarolho.


Comments:
Hi!Parabéns. Isto é que é regresso em forma! deve ter sido das férias. Constou-me que andou a banhos nas Caldas de Monchique, passe a propaganda.
Vou ali já venho.
 
excelente post ... e os "ditados" a verde são de um humor muito mauzinho
abraço blogueiro
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?