.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-09-17

 

João Soares e Manuel Alegre na SIC Notícias

Assisti ao debate entre João Soares e Manuel Alegre, ontem na SIC Notícias. Mais que um debate foi uma conversa amena entre amigos. "Somos amigos de longa data". Dito de cá para lá e de lá para cá. Foi também, civilizadamente, um debate dos dois contra José Sócrates, como se esperava.
Os moderadores da SIC Notícias bem tentaram que cada um explicasse o que é que os diferenciava. Mas em vão. Na verdade eles não sabiam.
Mas como insistissem muito quer MA quer JS, num supremo esforço, descobriram umas miudezas.
JS acha que o "plano estratega" (ex-libris da moção de MA - resposta ao Plano Tecnológico de Sócrates) é uma ideia ultrapassada, dos anos 70 do século passado. Brrrr.
Ao que MA lá mais à frente, tudo sempre com a maior compostura, respondeu, a propósito do socialismo que João puxava mais para si, que Soares não está a par das mudanças que sofreram tanto o capitalismo como o socialismo. Enfim não está a par da globalização.
Como nos programas é quase tudo igual JS virou-se para as diferenças que o separam do seu camarada mais velho e sublinhou que ele é um homem de acção e que MA dava um bom presidente do partido!! Depois com um sibilino pioparote atirou para cima da mesa que é a favor da limitação de mandatos para tudo incluindo a Assembleia da República. Matreiramente afirmou que isso atingiria muito dos apoiantes de Manuel Alegre.
Este não achou muita graça à piadinha até porque aquilo poderia ser também para ele que, como outros, vivem no Parlamento desde há 30 anos. Alegre tinha referido limitação de mandatos mas apenas para cargos executivos.
MA desvalorisou a candidatura de JS porque era uma candidatura contra Ferro Rodrigues. E que entre JS e Ferro ele apoiaria Ferro Rodrigues.
Convidados a fechar o debate com uma razão para que votem neles João Soares sublinhou que "comigo não há lugares cativos nos órgãos nacionais do partido, nas autarquias nem no Parlamento rigorosamente para ninguém" e " a lógica com que me apresento é a de devolver o partido e o projecto do PS aos socialistas."
Manuel Alegre enfatizou a sua visão política e cultural do país. "Que vive a política com o espírito de serviço público, com a ética republicana, que não é, como dizem, candidato da esquerda proclamatória - e acrescentou poeticamente - sou alguém que vive do lado esquerdo da vida e da democracia."

Comments:
_________________________________________

Antes de mais, parabéns pelo bem urdido apontamento de reportagem. Foi, mais ou menos, assim, como dizes.
Com o José Sócrates, teria sido mais interessante, mas o homem já tem a agenda preenchida.
Paciência.
De qualquer modo, quem parte, como ele, com apoios tão abrangentes e diversificados, ao expor-se em debates frente-a-frente com cada um dos outros dois candidatos, só se arrisca a perder algum que já tem. Quem enche demasiado o saco e muito caminha, só pode é perder farinha.

A propósito da teu aparte sobre o termalismo algarvio (andarás a espiar-me, moço marafado, ou sou eu que te espio?) adiantarei, comedido que «Entre amigos, em Monchique, não há ninguem que se pique»
 
Ah se eu fosse poeta... Se eu fosse poeta também escreveria assim.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?