.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-09-07

 

Liberty Enlightening the World (1)


Give me your tired, your poor,
Your huddled masses yearning to breathe free,
The wretched refuse of your teeming shore.
Send these, the homeless, tempest-tossed to me.
I lift my lamp beside the golden door.

______________________________________

Emma Lazarus, poeta americano (1849-1887), pôs assim a falar a Estátua da Liberdade, esculpida pelo francês Frédéric Bartholdi (1834-1904).
A estátua, oferecida aos EUA pelo «povo de França», concentra simbolicamente muitos dos valores que, de um lado e do outro do Atlântico, muito prezamos.

Tudo isso são boas notícias do século XIX e parte do século XX.

E agora?

O Economic Policy Institute, de Washington, patrocina a publicação de um livro contendo uma análise aprofundada do que se passa no mundo do trabalho dos EUA. THE STATE OF WORKING AMERICA é o título, e os autores, Lawrence Mishel, Jared Bernstein e Sylvia Allegretto, alertam para a lentidão com que a reabsorção do desemprego se está a verificar (sem precedente desde 1939) e para o facto de, a par disso, a taxa de criação de novos postos de trabalho ter, praticamente, estagnado.

Bob Herbert, colunista do New York Times, com base no mesmo estudo, sublinhava, na edição de ontem, que o rendimento médio das famílias caiu cerca de $1.500 dólares entre os anos 2000 e 2003 (com a cotação do dólar de 2003). Mas se tivermos em conta a evolução da taxa de produtividade, não podemos deixar de pensar no paleio outonal do nosso 1º Ministro Santana Lopes. No período analisado, a taxa de produtividade dos trabalhadores dos EUA cresceu 12%!

Hoje, continuamos a prezar os valores simbolizados na estátua oferecida pelo povo francês ao povo americano.

Mas,hoje,as notícias são más.

___________________________________________

Nota de rodapé

Se ainda não leram a entrevista a Cristina Ponte que o DN de ontem traz na página 44, não a percam.
Diz ela que o «Jornalismo é uma foto onde uns ficam e outros não saem».
É uma visão estimulante e desempoeirada sobre os media e o jornalismo.

Comments:
Penso que em Portugal a taxa de produtividade média também tem subido, e é o que se vê.
Proponho que tratem deste assunto: a produtividade e os aumentos. Talvez o vosso economista possa dar uma ajuda. Que tal?

Cesário
 
...ah!, a estátua da liberdade americana, quantas vezes tiveram de lhe vendar os olhos, como fazem à estátua da justiça que vemos nalguns tribunais.
Massacres, recusa de direitos aos afro-americanos (só conseguiram o direito de voto em 1935 e, mesmo depois, foi o que se viu). Valores? Alguém, neste blog, está interessado em discutir a sério seja o que for?

J. Leote
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?