.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-09-27

 

W.BUSH prepara a reeleição em todas as frentes. Incluindo a da... fraude.


O ex-presidente Carter alerta no Washington Post de hoje (ver aqui no WP ou aqui no In Extenso) para a continuação do sistema eleitoral não fiável, na Florida.
Informa que meses depois do colapso do sistema em 2000 que teve o condão de oferecer uma duvidosa vitória a W. Bush, ele e o ex-presidente Ford foram convidados para liderar uma comissão paritária de especialistas democratas e republicanos que apresentaram uma proposta unânime ao Congresso e ao Presidente para um sistema eleitorar moderno, transparente e fiável.
O Governo produziu a legislação correspondente o, Help America Vote Act of October 2002, mas até agora não a implementou!
Carter informa que na Florida, cujo Governador continua a ser Ted Bush, irmão do presidente, a Secretária de Estado, Glenda Hood, que sucedeu a Katherine Harris é, como esta, uma ferrenha adepta de W.Bush; que em 2000 vários milhares de votos de afro-americanos, tendencialmente favoráveis aos democratas, foram "tecnicamente" eliminados, que recentemente foram feitas tentativas para eliminar como alegados criminosos do universo eleitoral 22.000 afro-americanos e apenas 61 espano-americanos (tendencialmente pró-republicanos).
Tão próximo das eleições já não é de esperar alterações ao sistema e "o único recurso - diz Carter - é prestar a máxima atenção pública ao escrutínio do suspeito processo eleitoral da Florida".
Tudo isto acenta como uma luva nos padrões morais por que se rege a Administração W. Bush. Para as eleições do presidente ou para "justificar" a invasão do Iraque. Nos EUA, o regime é democrático, como se sabe, mas a extrema direita (agora a partir da cúpula do poder) tenteia e se pode não recua perante métodos sujos.

Comments:
Os apoiantes de Bush não brincam em serviço e não vão lá, como se vê no post, com "chapeladas" mas com "cirurgia da mais refinada". Mas o candidato democrata tb não mostrou capacidade para dar a volta e quase já estou como um amigo meu que tem dúvidas se não será melhor o Bush continuar, pq a "clarificação" tende a fazer-se e a Europa tende a demacar-se cada vez mais!!!
D.Pontes
 
A opinião de que quanto pior melhor não é boa em geral e neste caso é muito perigosa. É o beco sem saída do Iraque com o seu cortejo de horrores é o perigo de novas aventuras militares, ainda que depois do atoleiro de Babilónia sejam menos prováveis.É também a escalada contra os direitos dos cidadãos e a democracia, a continuação da atitude rapace dos EUA sob a égide do petrólio e do Pentágono contra o meio ambiente. E é a colocação dos interesses imperialistas da América à frente da luta contra o terrorismo, por vezes, como no Iraque, favorecendo-o.
Kerry não vai ser, é claro, um anti-imperialista nem um paladino das liberdades. Não vai, mesmo que quisesse, colocar o interesse da independência e liberdade de povos e nações à frente dos interesses imperiais americanos mas não será um extremista. Vai tentar comprometer a Europa e a ONU com a guerra no Iraque mas contas feitas é muito preferível o canastrão do Kerry do que o perigoso atrasado mental do WB.
 
Estando de acordo tenho dúvidas. Não esquecer que a solução democrata Iraque não se sabe qual é. E no passado há o Vietnam que atravessa rep's e dem's . Períodos maus e bons no Vietnam? Ninguém pensa isso. É evidente que a política de terra queimada não é boa. Mas entre um outro só dúvidas.
e acho que o ambiente interno americano é pelo Bush.
D. Pontes
 
Para a política mundial, há dúvidas de que a vitória democrata (com este candidato) seja melhor. Tudo quanto afaste a Europa dos EUA, no actual contexto, é positivo em termos de equilíbrio. E, por outro lado, Bush está a chocar outros povos. e instituições com a sua política de guerra que não é de combate real ao terrorismo, mas de defesa dos interesses do seu lobby petrolífero.
F. Silva
 
às vezes quanto pior melhor. O w. Bush e companhia de tanto querer mandar no mundo ainda enterra a América.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?