.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-10-08

 

Candidaturas à Direita. O leque estreita-se.

Cavaco Silva, se aspirava ser candidato a PR, com a sua posição sobre o caso Marcelo hipotecou esse desiderato. Independente de ser genuína a posição ou se por quezílias partidárias, a realidade é que contribuiu para a denúncia de um ataque deste governo à livre expressão de ideias, independentemente de se concordar ou não com o conteúdo da missa dominical.

A posição de Rui Gomes da Silva envolve a responsabilidade do Governo porque de um ministro político se trata.

É de nos questionarmos sobre a teia que este governo está a urdir. A parceria PSL/Portas funciona bem, com uma influência determinante do segundo. A linha mais social-democrata do PSD está em grande perda, correndo o risco de ser corrida da "matriz partidária" e na forja avança uma aliança/fusão (?) claramente de direita, sob o manto de uma demagogia de medidas enganadoras. Que formas poderá tomar, é cedo, mas no terreno já está em marcha.

A informação existente mostra até que esta posição de Rui Gomes da Silva foi bem planeada e já ensaiada em diferentes campos por outros dirigentes e como não teve a devida resposta, o terreno apresentava-se adubado para a sementeira.

A potencial candidatura de Marcelo, essa, depois de todo este caso e do que ainda virá aí, pois falta clarificar muita coisa, também terá de remover muitos escolhos.

Não será de pensar que a actual força no poder aposta mesmo em Santana? Não terá sido montada toda esta trama exactamente para começar a abrir caminho?


Comments:
Olhe, João Abel, não estou de acrdo consigo totalmente. Porque não admitir uma outra dupla: Marcelo/Cavaco Para correr com Paulo/Santana? Também é uma dupla forte e Marcelo é maquiavélico. A parte menos fácil nesta hipótese é se cavaco aderiu e a esta congeminação marcelista.
C. Pedro
 
C. Pedro, o seu cenário é um dos possíveis, atendendo às guerras no interior do PSD. Mas só o acho credível a partir do facto. Antes, apesar de concordar consigo no maquievelismo e sagacidade de Marcelo, acho improvável que estivesse a ser gizado. Já o de Portas Santana está ha muito tempo na forja. basta recuar no tempo e pensar no que dizia Santana. a candidatura de Cavaco divide a aliança. Mas é uma opinião discutível . Agora que este facto trouxe grandes embate no interior da coligação e com maior enfase no PSD não há dúvidas.
 
A dupla Paulo Portas/Santana é mais maquiélica que MRS/Cavaco e sobretudo mais coesa. Esperemos é que neste contexto a teia que vinha a ser montada para instalar neste país uma direita musculada e demagógica, com Bagão Félix um dos timoneiros e grande animador da corte, ao ir sugerindo medidas com alguma aparência "justiceira", tenha ficado com o campo de manobra mais reduzido.
 
Ainda vai correr muita água. A oposição é que não pode deitar-se a dormir. Se na direita o ambiente é algo conflituoso e várias jogadas estão em marcha, a observarem-se, do outro lado, a situação não é muito melhor. Parece estar toda a gente à espera de Sócrates e talvez de Guterres. Mas é preciso mais. Sócrates é uma peça decisiva, mas tem de de se clarificar melhor e no terreno mostrar que quer de facto uma abertura à sociedade mais justa e mais solidária.
D. Pontes
 
É interessante cenarizar. Mas o importante é trabalho, neste caso, político e decisão coerente.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?