.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-10-12

 

O silenciamento de MRS

Nunca fui ouvinte das análises políticas de MRS na TV, nem leitor da reprodução escrita dessas análises na comunicação social escrita.
Embora reconheça grandes qualidades a MRS no que se refere à inteligência, cultura geral e política, capacidade de trabalho, poder de comunicação, etc. sempre achei, também, que as suas análises políticas são, muito frequentemente, tendenciosas, ideologicamente de direita, nuns casos, ou visando a defesa da política de direita, noutros casos. Mesmo quando ataca, por exemplo, PSL ou outro político de direita é porque acha que esse político não está a seguir uma orientação correcta do ponto de vista dos interesses ideológicos ou materiais da direita. E, dadas as suas inegáveis qualidades, consegue, para muita gente, fazer passar as suas análises políticas por isentas e objectivas.
No entanto, do meu ponto de vista, a questão importante no caso do silenciamento de MRS é precisamente esta: o silenciamento de MRS. Por outras palavras, a questão verdadeiramente relevante é o atentado grave, ilegítimo e injustificado ao exercício do direito de opinião, pelo facto dessa opinião ser considerada oposta aos interesses particulares de quem a silenciou.
Tudo o mais me parece relativamente pouco relevante: se MRS aproveitou a oportunidade para se vitimizar e se isso serve os seus interesses, quaisquer que eles sejam; se quer ser simpático à esquerda para arranjar apoios alargados numa eventual candidatura a Belém; se é apenas movido por qualquer incompatibilidade ou ódio de estimação a PSL; se o formato do programa televisivo não era o mais correcto, pouco importa face à repulsa que o atentado à liberdade de expressão nos deve merecer.

Comments:
"A questão verdadeiramente relevante-no caso MRS- como diz o autor do post Mário Lino, é o atentado grave, ilegítimo e injustificado ao exercício do direito de opinião", independentemente de se concordar ou não com o conteúdo das análises de MRS. E grave, grave, é o facto do governo ter tentado calar e conseguido esse objectivo.

Desde ontem ficou ainda a saber-se que o "nosso" primeiro é reincidente em práticas de pressão e com sucesso para calar vozes que o incomodam. Já assim o era quando PSL foi presidente do Sporting e depois ocupou o lugar do substituido Dr. Dias Ferreira.
Será que em breve ocupará o de MRS?!!!
Sandra
 
Era assiduo ouvinte de MRS. Imaginar os tipos de direita, coléricos e raivosos, com as "bicadas" de MRS, dava gozo. Era um passatempo que me distraia, pois a programação das nossas tv é tão pobre.
C. Botelho
 
É assim mesmo. O questão está colocada como deve ser. Via o Marcelo ocasionalmente sem paciência para aguentar o tempo todo. É um comunicador habilidoso. O Soares hoje na coisa aberta disse que ele tinha muitas qualidades mas uma por que não primava era a coragem. Coragem para vir denunciar frontalmenete as pressões. Ou então vir dizer que o colega e amigo de Paulo Portas, Pais do Amaral, não lhe disse nada.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?