.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-11-14

 

1 Falluja cai meia dúzia se levanta


Na batalha de Falluja fontes americanas anunciam terem os marines tido 200 baixas das quais 22 mortos e abatido 1000 terroristas ou insurrectos a que alguém, sem tento na língua, poderia chamar iraquianos.

O exército dos Estados Unidos, após porfiados esforços está quase, quase a vencer um farroupilha dum "jordano" que sem dúvida andará impante de vaidade e dá pelo nome de Abu Mussab al-Zarqawi.

Entretanto uma Falluja cai e meia dúzia se levanta.

A revolta e a tomada parcial ou total de cidades, Ramadi, Baqcba, Mahmoudiyah, Baiji, Samarra, pelos iraquianos, alastra a quase toda a zona sunita, inclui alguns bairros de Bagdad e chegou ao Norte, à cidade curda e petrolífera de Mossul.
Se se trata de terroristas, milhares e milhares de terroristas, onde antes da invasão não os havia, então temos de nos render à eficácia de Bush no fomento e propagação do terrorismo.
Se se trata de iraquianos não se poderá tirar outra conclusão de que se trata de gente ingrata.
De qualquer modo as eleições de Janeiro próximo têm garantidas as condições para que observadores internacionais as considerem democráticas e justas em geral desde que os dispensem de ter de ir mesmo ao Iraque e os deixem observar a coisa a partir do Qatar com binóculos de longo alcance.

Comments:
Do que se trata em janeiro, com as eleições, é de pôr, uns tantos fantoches no governo, dizendo que assim se instalou a democracia. É evidente de que pouca gente defendia o Saddam (embora os houvesse, há sempre "gente cega") mas entrar a matar, em nome da democracia, como fizeram Bush/Blair, quando o que está em causa são duas coisas, o controlo do petróleo e de uma posição estratégica é gozar demais. mas há quem não queira admitir, vide PP.
 
O povo iraquiano não quer mais Falluja's, mas menos ainda quer o invasor a pisar o seu território. O Ocidente está enterrado até à medula, com fracas hipóteses de resolver este imbróglio. Mas certamente pelas armas não vai lá.
 
A motivating discussion is worth comment. I think that you need to write
more on this issue, it might not be a taboo matter but
typically people don't discuss such issues. To the next! Cheers!!

Also visit my web blog ... 80 20 refinance
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?