2004-11-04
...mas não ganhará as próximas
Metade da América e um bocadinho mais, está presa dos seus fantasmas conservadores e securitários. Mas a nova-velha Administração americana tem muita gente (e poderes!) pela frente para que possa levar longe demais as medidas mais gravosas que vicejam nos programas "neocons".
Os EU não se meterão noutro Iraque. Não invadirão o Irão nem outros países do "Eixo do Mal" porque mais que as teorias dos Perle, Wolfowitz, Rice e Ciª pode a dura realidade e esta o que mostra é o Pentágono atolado no Iraque.
Pior será a deriva contra os direitos humanos cuja defesa, durante meio século de guerra fria, fora a imagem de marca que a América gostava de ostentar perante o mundo. Pior será o fomento das condições de proliferação do terrorismo camufladas com a demagogia anti-terrorista.
Claro que o poder é o poder e isso conta muito, no entanto, e só para falar do Ocidente, metade da América e 80 por cento da Europa (a velha Europa!) são um lastro pesado para que as veleidades do loby dos petróleos, da indústria do armamento, de parte da alta finança e dos fanáticos do Império, possam fazer o que bem lhes apeteça.
Nem tudo será mau, nem caso para excessiva euforia de alguns comentaristas santano-bushistas que, por ironia do acaso, nos hábitos, nos costumes, na moral, estão na maior parte dos casos, nas antípodas daquela América violenta e "evangélica", puritana e hipócrita de que são, por convicção ou necessidade, arrufados prosélitos.
Comments:
<< Home
Exactamente, America violenta, puritana e hipocrita, eu ainda acrescentava mais umas coisas, mas fiquemos por aqui. Bom fim de semana
Os americanos, sofreram os ataques às Twin Towers querem vingança, se não for nos culpados que seja noutros querem é dar porrada. Os mais atrasados e mais cobardolas.
JCM
Enviar um comentário
JCM
<< Home