.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-11-07

 

Nova crítica do capitalismo (2)


___________________________________________________

Agitando-se «dentro» da História, o cinema não evita os tiques proféticos que nos encarregamos de lhe colar. Foi assim com as «Sandálias do pescador», - Michael Anderson, 1968 - em que muitos viram a antecipação do pontificado de João Paulo II, e foi também, no caso do «The Manchurian Candidate», o assassinato de Presidente dos EUA, John F. Kennedy. A projecção do filme foi então suspensa nas salas dos EUA. Segundo Tim Dirks, no site Greatest Films, Frank Sinatra, um dos principais protagonistas da primeira versão, comprou os direitos do filme, aparentemente com o intuito de o retirar definitivamente de circulação. E assim foi assim até 1987. Tim Dirks suspeita que Sinatra tenha apenas sido movido pelo respeito funerário devido a JFK, e que outros interesses estariam igualmente em causa...

De qualquer modo, o filme de 1962 remete para uma «ameaça terrorista» que em plena guerra-fria era assacada sobretudo à União Soviética e à República Popular da China. O transe hipnótico a que foram submetidos os militares americanos no filme de 1962 foi reforçado em 2004 com o implante de microships e «assistência continuada» em território dos EUA.

Um novo terrorismo ataca o sistema. Vem de dentro. Científica e tecnologicamente mais avançado e financeiramente (in)definido.

O terrorismo mais letal é sempre o que vem de dentro.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?