2004-11-15
Powell renunciou. E agora? Condoleezza Rice?
Segundo o Público, "Última Hora" on line, o Secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, anunciou hoje ter apresentado na 6ªfeira passada a sua demissão a George W. Bush. [Link]
Colin Powell era considerado o mais moderado "ministro" da Administração norte-americana e frequentemente se posicionou contra as posições mais belicistas e aventureiras de Condoleezza Rice, conselheira de George W. Bush para a Segurança Nacional e Donald Rumsfeld, Secretário de Estado da Defesa, nomeadamente na agressão ao Iraque.
Condoleezza Rice parece ser uma forte candidata ao lugar vago. A confirmar-se tal substiuição isso seria forte indício de agravamento da agressividade e do unilateralismo da nova Administração de Washington. O que se traduziria em maior afastamento da Europa, mais arrogância, mais sangue, mais vítimas inocentes, mais incentivos ao terrorismo, no Iraque, no Médio Oriente e onde os EUA muito bem entenderem defender a liberdade dos grandes lobbies do império ao seu sagrado direito à rapina dos outros povos.