.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-11-18

 

Um Kandinsky para desanuviar


Wassily Kandinsky. Composição VIII. 1923. Óleo sobre tela. 140 x 201 cm. No Solomon R. Guggebheim Museum de New York.

Kandinsk nasceu em Moscovo em 1866 e morreu em Paris em 1944 antes de poder ver reconhecida e consagrada a arte abstracta de que é justamente considerado fundador.
"Libertar a pintura da ordem da natureza". Criar a obra de arte total onde se unam a cor, os sons, os cheiros. Pintar como quem faz música e exprime puras emoções.
Aos trinta anos fixa-se em Munique, então um pujante centro artístico onde desabrochava a versão bávara da Arte Nova e onde cria e anima círculos artísticos como a nova Associação dos Artistas de Munique e mais tarde o Cavaleiro Azul. Em 1914 volta à Rússia, bem a tempo de participar num dos movimentos mais vanguardistas do início do século, impulsionado pela revolução de 1917 que foi aliás, sol de pouca dura. Participou em organismos do novel Estado Soviético de promoção das artes mas em 1921 volta para a Alemanha e não mais regressará. Na Alemanha, a convite de Gropius, ingressa nesse laboratório da arte, que é a famosa Bauhaus. Aí é professor, entre 1922 e 1933, altura em que foge ao nazismo que considera degenerada a sua arte. Radica-se em França e as figuras geométricas da Bauhaus evoluem, no fim da sua vida, para formas orgânicas e "biomórficas" onde a côr mantém todo o seu habitual explendor.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?