.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-12-29

 

Correcção de rota

No meu post "Políticamente pouco correcto" de ontem questionava-me sobre as Primas Donnas deste País e associava o Dr. António Vitorino a esse círculo e uma das razões era a sua não aceitação de tarefas políticas de risco.
Faço aqui uma correcção de rota. António Vitorino é, segundo a imprensa de hoje, cabeça de Lista pelo distrito de Setúbal, um distrito onde as transformações económicas e sociais têm-se desnrolado de forma profunda e a grande velocidade. Um distrito onde as forças políticas e sociais se digladiam fortemente. Um distrito nada fácil para o PS, onde os anti -corpos são muitos e se aguarda uma disputa cerrada entre as esquerdas. Um distrito onde as esquerdas muitas vezes não souberam estar ao nível das melhores respostas aos problemas graves de desemprego e até de fome que sacrificaram em muito a região. Que apareçam nas esquerdas, as ideias inovadoras de desenvolvimento que têm faltado e se implementadas levem à produção de riqueza e de maior bem estar da sua população.
Parafraseando Nuno Namorado no seu artigo "O PS, as listas e o poder" do Público de 27/12, a escolha dos cabeças de lista para o exterior do PS parece não constituir um poderoso entrave (que o autor receava) no caminho para uma maioria absoluta, e talvez revelem até um sinal de algum bom senso, embora ainda não se conheça a composição das listas e os efeitos de conflitualidade interna excessiva que quase sempre gera. A ver vamos.
E para terminar esta correcção de rota apenas referenciar a excelente escolha para o Porto, o Eng. Braga da Cruz, homem que conhece bem a região, que nela tem desempenhado funções de relevo e nela exerce a sua profissão técnica e de direcção de projectos. É uma pessoa com uma rara qualidade, na minha opinião. Ouve as pessoas, não por "exigência formal", mas para apreender/aprender o que de útil elas possam ter para o desmpenho da sua missão. Os meus contactos com Braga da Cruz não foram muitos, mas foi essa a boa sensação que me deixou enquanto Ministro da Economia no período breve que por lá passou.

Comments:
Vem muito a propósito esse post da correcção de rota. Mas Primas Donas existem de mais e são prejudiciais à política, porque só pretendem alimentar o seu estatuto (com os respectivos dividendos) seja ele qual fôr.
 
O Jumento tinha "visto" na relutância ou recusa do Porto por Vitorino a situação condenável da promiscuidade com Pinto da Costa cujas disponibilidades autárquicas (ataque a Rui Rio) terá sido saudada (capitalizada!)por Francisco de Assis.
 
Como PS e como leitor do v/ blog que muito considero até pela isenção, embora não concordando com muitas das análises, fiquei algo chocado com o seu Post sobre o Vitorino que embora não referido, era ele o visado. Vitorino é das melhores coisas que o PS tem. Ainda bem que hoje põe os pontos nos ii.

João Cardoso
 
Eu também sou PS, o primeiro e único partido desde o 25 de Abril, e concordo plenamente que António Vitorino " é do melhor que o PS tem" por isso mesmo deveria ter aceite ser candidato a lider do partido e não se assistia aquele triangulo cujos vértices deram uma imagem que a família socialista é, por vezes, aproxima-se daquilo a que poderíamos chamar albergue espanhol.
Não fiquei nada chocada com o post de João Abel de Freitas. Até porque o tempo pode dar-lhe razão. Será que António Vitorino vai assumir o cargo para que for eleito ou isto é só fogo de vista? O ter aceite o lugar de cabeça de lista por Setúbal não invalida nada do que foi escrito por JAB. Então, meus senhores,não me digam que, neste país, para além das Prima Donas conhecidas ainda existem as Prima Donas Intocáveis. Sejamos sérios e não fundamentalistas.
António Silva
 
A correcção de rota imponha-se, Antonio Vitorino tem uma enorme capacidade de trabalho aliada a inteligência. Vai percorrendo o seu caminho de forma consistente e sem a pressa que define o mundo dos mass media.

Lagrima.blogs.sapo.pt
 
Gostaria que A Lágrima, um blog que vale a pena ver, tivesse razão no seu comment. Admito algum exagero dos media. Mas há também quem teste atirando barro à parede. Não deixa de ser inteligente. Só que às vezes...não é essa a forma mais nobre de decisão.
C. Duarte
 
Olá João vou pôr um link no Puxa para um blog com interesse que hoje visitei e que tem sobre o Braga da Cruz uma opinião diferente da tua. Aqui http://sentidosdavida.blogspot.com/2004/12/lus-braga-da-cruz-sinais-da-crise.html
 
Meu caro Raimundo
Ainda bem que se afloram opiniões diversas sobre pessoas e ideias. Acho que o Blog só enriquece com isso. Sobre o Eng. Luis Braga da Cruz disse da minha experiência curta com ele como Ministro. Não o conhecia e muito menos ele a mim. Apreciei a sua metodologia de trabalho e nessa base entendo uma boa escolha do PS porque penso que essa forma de trabalhar lhe é intrinseca. Não estou a discutir as propostas que defenderá para o País. Para tal era preciso conhecê-las, mas penso que mutatis mutandis serão próximas das do PS e essas escasseiam infelizmente. Admito que se está a tornar tarde. Mas reafirmo que é minha convicção que sem elas, só o voto de descontentamento não chega. E temo que, como não chegam de forma estrturada, se entre numa campanha de fuga às questões do País. Mas para ganhar eleições hoje com maioria absoluta é preciso ter soluções de ruptura com a situação presente e passada próxima. Falar claro é difícil.
João Abel de Freitas
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?