.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-12-31

 

Educação: outra prioridade

Uma das acções dos governos PSD que urge corrigir é o ensino do português para os luso-descendentes. Até agora funciona em França o sistema chamado LCO (Langues et Cultures d'Origine) no qual o ensino é ministrado por professores dependentes do estado Português nos estabelecimentos de ensino oficial françês. Este ensino é, geralmente, bem adaptado às necessidades mas tem custos importantes para Portugal: os professores são pagos pelo orçamento do estado.
A política actual das coordenações de ensino das embaixadas é a de tentar integrar o ensino de Português no sistema Françês, em termos práticos isto significa duas coisas:


O problema desta falsa boa solução é que a grande maioria das famílias de origem portuguesa que põem os filhos a aprender português na escola (entre as quais me incluo) deixarão de o fazer. Para uma criança que fala português desde sempre pô-la, aos 8 anos, numa classe com outras crianças que não falam português para lhe ensinar a dizer "cadeira", "mesa", etc. não faz sentido. Quando têm de optar entre esta aprendizagem de português e aprender inglês (ou espanhol ou alemão ou russo), como se diz por aqui "c'est vite vû".
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?