.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-12-15

 

Margarida Barros Moura: outra visão da Crise

Margarida Lucas Barros Moura tem a convicção que a crise política que conduziu à antecipação de eleições foi, para além das incompetências e trapalhadas deste 1º Ministro, uma crise planeada e provocada por Santana Lopes em combinação com Paulo Portas. Eis o seu texto:
1. Depois de um congresso em que foi entronizado mas sem ter conseguido unir o partido para o projecto da AD, Santana Lopes concluiu que tinha necessidade da legitimação em eleições para levar a bom termo o seu projecto de poder. Tenham-se presentes as declarações de Dias Loureiro de que Santana Lopes lhe confidenciara a necessidade de legitimação eleitoral. Talvez ponderasse que já era um pouco tarde mas o seu ego, levou-o a acreditar que ainda ia a tempo. Teria era que haver eleições quanto antes.
2. O artigo de Cavaco Silva vem tornar essa necessidade ainda mais imperiosa para evitar que os cavaquistas se organizem como alternativa.
3. Santana precisava de se livrar da coligação sem ruptura violenta que esteve para acontecer na altura do congresso e inventa agora a plataforma política que vai ser a coligação pós-eleitoral.
4. Santana e Portas estão de conluio e combinaram esta táctica o que explica que após a saída de Belém de Santana Lopes meia hora tenha chegado para conversarem.
5. Santana ao fazer a declaração que fez à saída do encontro com Sampaio, quanto a mim, trai a confiança do Presidente que lhe deve ter anunciado que ia dissolver a A.R. mas só depois do dia 09.12.2004, após a votação do orçamento e a audição do Conselho de Estado e não esperaria que o 1º Ministro fosse tornar isto público.
Santana Lopes anuncia então imediatamente à comunicação social as intenções do Presidente para tornar a sua decisão irreversível.
6. Nessa declaração a sua boa disposição é manifesta. Começa de imediato o discurso de "Calimero" e a campanha eleitoral. Ainda consegue dizer que o seu amigo Henrique Chaves é um excelente advogado o que me fez concluir que ele não precisa da política para nada e que foi ele o escolhido para "espetar a faca" até por ser um dos seus mais próximos, dramatizando assim o acontecimento.
Custa-me ver a encenação e a peça de teatro em cena e ninguém a denunciar deixando que a teoria da vitimização faça caminho.

Comments:
Quanto à tese da Margarida da teoria do "Calimero", ela já me havia comunicado logo depois de Santana Lopes ter anúnciado a dissolução da A. R. e quando no dia seguinte, Dias Loureiro se descai no programa "Debate da Nação" eu fiquei convencido da razoabilidade dos seus argumentos. Vejo agora que até na dissolução de veludo da coligação, ela tinha razão.

Fernanda Gaspar
 
Quanto à tese da Margarida da teoria do "Calimero", ela já me a havia comunicado logo depois de Santana Lopes ter anunciado a dissolução da A. R. e quando no dia seguinte, Dias Loureiro se descai no programa "Debate da Nação" eu fiquei convencida da razoabilidade dos seus argumentos. Vejo agora que até na dissolução de veludo da coligação, ela tinha razão.

Fernanda Gaspar
 
O ponto 5 é bastante credível de resto parece-me um tanto ao quanto deslocado da realidade. Santana está acossado e não motivado.

Lagrima.blogs.sapo.pt
 
A teoria da Margarida Lucas Barros Moura (é a viúva do José Barros Moura?)parece-me um tanto maquiavélica mas com tais meninos não me parece despropositada.
A.Duarte
 
Margarida Moura,

Que ideias tão parvas. O Santana Lopes está preocupadíssimo e vai perder as eleições. O Presidente fez muito bem, dou-lhe os meus parabéns.
Conde de White Castle
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?