.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-12-31

 

Portugal em mudança ? Consolidação de ideias sobre educação

De acordo com o desafio lançado pelo Mark Renton vou tentar resumir algumas das ideias. Assim podemos discuti-las uma a uma e daqui a uns dias fazer mais uma consolidação.
Estratégia e organização:
- Definir o 1º ciclo do ensino básico como prioridade da legislatura.
- Acabar com os agrupamentos de escolas.
- Reduzir para 20 a média de alunos por sala.
Apostar num modelo de desenvolvimento baseado na competência e na partilha.
- Criar uma rede partilha de conteúdos electrónicos de apoio à educação, como fichas, textos de apoio e mesmo testes. Estes conteúdos deveriam ter uma política de direitos de autor tal que permitisse a cada professor evoluir o que foi criado por outro, sendo apenas obrigado a disponibilzar a sua versão derivada. O Ministério da Educação organizaria a infra-estrutura necessária.
- Criar um conjunto de manuais escolares, em formato electrónico com licenciamento livre.
- Definir como objectivo apostar na qualidade dos professores no que se refere aos conteúdos e não apenas à pedagogia. É impossível ensinar bem algo de que não se gosta e que não se conhece bem. Isto implica uma mudança dos professores que não estão no ME.
- Selecionar os candidatos a professores com base nos conhecimentos da matéria e na capacidade de dar aulas (por exemplo adoptando um modelo inspirado no CAPES e Agregation franceses).
Comunicação e motivação:
- Mudar os serviços de recursos humanos do ME por forma a garantir que andem no terreno a ajudar as escolas a melhorar o seu desempenho. Por exemplo visitas mensais.
- Criação de workshops do ME com o objectivo de motivar as pessoas para educação como um desígnio nacional. Para motivação podiam dar créditos.
- Disponibilizar números claros de comparações de investimentos em educação entre os diferentes países.
- Promover em Portugal workshops com professores originários de países como a Finlândia onde se obtêm bons resultados. Dar créditos aos professores que os frequentarem.

Lester

Comments:
O Blog está a entusiasmar-me e a tornar-se mais útil, formativo e informativo. Começa a ser mais partilhado, a avançar no campo das ideias e propostas concretas.
João Abel de Freitas
 
Gosto dessas palavras. Fazem-me bem ao ego, na medida em que é resposta a um post meu.
Só que não é do meu ego que se devia tratar. A minha ideia não era ser elogiado mas sim criticado.
Receber comentários do estilo:
- A tua proposta X não faz sentido porque partes da premissa errada Y.
- Ou E onde vais arranjar dinheiro para isso.
- E ainda : E agora o que fazemos com essas propostas?
 
O meu comment foi para o crescimento da qualidade do Blog muito pelo contributo externo que tem vindo a ser dado, entre eles, pelos teu. Faz bem ao ego, puxa, se faz. De cinzentismo já temos o país cheio. Agora sobre educação, não sou grande espingarda. Mas já agora, acho que dar prioridade so 1º ciclo é acertado e turmas com número reduzido fundamental. Mas não se pode descurar o resto e é possível fzer aí algo, pois o país não tem gente preparada para as empresas e Administração que tem de "abrir", para além dos amigos sejam quem forem. Mas atenção sair do trabalho de gabinete, ir para o terreno galvanizar. sem isso as belas ideias não passam disso.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?