.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-12-31

 

Um escritor para o século XXI

Gonçalo M. Tavares [link] [outro link] é um jovem e consagrado escritor, prosa, poesia, teatro. Tem 34 anos e ganhou este ano mais um prémio, o Ler Millennium bcp, (50.000 €, nada mau) atribuído a "Jerusalém".
Ainda não tinha lido nada dele até este Natal. "O livro [O Senhor Brecht] não presta. O autor deve ser meio maluco". Aguçou-se-me a curiosidade. Mesmo ali, no meio do Natal, dei uma olhadela. Em menos de uma hora o livro estava lido.
Uma amostra:
O desempregado com filhos
Disseram-lhe: só te oferecemos emprego se te cortarmos a mão.
Ele estava desempregado há muito tempo; tinha filhos, aceitou.
Mais tarde foi despedido e de novo procurou emprego.
Disseram-lhe: só te oferecemos emprego se te cortarmos a mão que te resta.
Ele estava desempregado há muito tempo; tinha filhos, aceitou.
Mais tarde foi despedido e de novo procurou emprego.
Disseram-lhe: só te oferecemos emprego se te cortarmos a cabeça.
Ele estava desempregado há muito tempo; tinha filhos, aceitou.

O falsificador

A certa altura da sua vida um homem que sempre falsificara quadros começou a ver mal. Estava viciado: começou a falsificar músicas.
Na morgue, depois de morto, confundiram-no com outro.


Comments:
Não percebi bem a tua opinião. Quando dizes entre aspas "O livro [O Senhor Brecht] não presta. O autor deve ser meio maluco", significa que o livro se chama "O sr Brecht" e que tu achas que não presta ? E que achas que o autor deve ser meio maluco ? Ou estás a citar alguem ? E nesse caso.. gostaste ou não ? O factor de teres lido o livro em menos de uma hora significa exactamente o quê ?
 
Não se pode revelar tudo.Há que deixar a quem lê o prazer da "leitura". Mas abro uma excepção para o Lester. 1º- O Senhor Brecht é efectivamente o nome do livro. 2º - As opiniões entre "" são efectivamente de outrem. 3º - Menos de uma hora quer dizer que o livro é pequeno e que, obviamente, me interessou do princípio ao fim. 4 - A Conclusão é: gostei. E dou de borla mais uma consideração: vou ler mais do autor para avaliar melhor a obra. Bom Ano é claro.
 
Epá.. E agora aguçaste.me tu a curiosidade.. Ora prometo procurá.lo, quando for à FNAC.. :)
 
Entretanto li mais dois livros desta colecção dita a dos Senhores: O Senhor Juarroz e o Senhor Henry e também Um Homem-Klaus Klump da série os livros negros. Este é um livro de outro género, é um romance onde também reinam os símbolos. Há também aqui a busca de uma linguagem nova. Muito interessante.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?