.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-01-16

 

Cassini-Huygens 7 anos ou 3,5 mil milhões de KM depois

"Após a separação da nave-mãe Cassini a 25 de Dezembro, a Huygens atingiu a atmosfera exterior de Titã ao fim de uma viagem de 20 dias e de 4 milhões de km. A sonda iniciou a sua descida através das camadas de nuvens de Titã, a partir de uma altitude de cerca de 1270 quilómetros, às 11:13 CET. Durante os três minutos seguintes, a Huygens teve de abrandar dos 18 000 para os 1400 km por hora.
"Uma sequência de pára-quedas reduziu, então, a sua velocidade para menos de 300 km por hora. A uma altura de cerca de 160 km os instrumentos científicos da sonda foram expostos à atmosfera de Titã. A cerca de 120 km, o pára-quedas principal foi substituído por um pára-quedas mais pequeno para completar a descida, com uma aterragem prevista para as 13:34 CET. Dados preliminares indicam que a sonda pousou com segurança, provavelmente numa superfície sólida."
O texto e as imagens são do sítio da AEE (ESA no Inglês), em Damstadt, Alemanha.

Comments:
Parece que os 25 anos a trabalhar neste projecto, mais os 7 anos de "viagem" foram compensados, pelo sucesso da missão e pelo que já nos foi dado a conhecer. Beijinho e boa semana
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?