.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-01-19

 

A igreja de Espanha. Que passo?!!

A igreja de Espanha, um tanto de forma surpreendente, veio ontem defender o uso do preservativo para travar a sida.
Segundo Juan António Martinez Camino, porta voz e secretário geral da conferência episcopal, as posições da igreja espanhola estão sustentadas em propostas da prestigiada revista The lancet, publicadas em Novembro último.
Esta posição da igreja espanhola foi anunciada, ontem, no final de uma reunião com a Ministra da Saúde de Zapatero, onde profere importantes declarações como o importante é agora "colaborar para tratar de solucionar um problema tão grave como este em Espanha e em todo o mundo".
Olhando a igreja portuguesa, a realidade é a de que está muito longe de estar preparada, como instituição, para a tomada de posições ajustadas aos verdadeiros problemas do país.
Ainda não há muitos dias, face à hipótese de referendo sobre o aborto, que é como se sabe um grande problema nacional, pela quantidade de abortos clandestinos praticados em situações de elevado risco, alguns bispos vieram logo intrometer-se no assunto numa "posição pouco democrática" de crítica subreptícia e velada aos promotores da consulta ao povo.
Que a igreja tenha a sua posição, tudo bem. Agora de "forma sábia" convinha não baralhar os dados.

Comments:
Não embandeires em arco, homem. Já foi desmentido, parece que houve "má interpretação dos jornalistas"... Querias a Igreja Católica a acelerar? Aquilo anda devagarinho. Abraço. João Tunes
 
Para ilustrar o comentário do João Tunes aqui vai o link da notícia da France Press com o desmentido.
 
O comentário saiu anónimo mas era meu.
 
Meus caros João Tunes e Pedro Ferreira. Já ao almoço me tinham dado a notícia do desmentido.
Um bom aviso. Um pobre ateu, afinal, tem de ter mais cuidado com as notícias advindas da Igreja, sobretudo aquelas que o entusiamam. Um abraço
João Abel de Freitas
 
Não houve engano o que houve foi que o Vaticano deu ordens imediatamente ao episcopado espanhol para que o dito fosse desdito e este obedeceu.
Eis a notícia do El País de Hoje que tem o título seguinte:
"El Vaticano obliga a la Iglesia espanõla a rectificar sobre el uso del preservativo"

"La Conferencia Episcopal Española dio ayer marcha atrás en su apoyo al uso del condón en la prevención del sida. Tras recibir una rápida y contundente llamada al orden de Roma (que exigió al portavoz de los obispos que "no se saliera de la línea de la Iglesia"), la conferencia episcopal publicó una nota en la que aseguraba que "no es posible aconsejar el uso del preservativo por ser contrario a la moral".
Roma não dorme e o centralismo-teocrático funciona.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?