.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-02-17

 

CONCERTAÇÃO de preços nas Petrolíferas?

Afinal temos ou não concertação de preços em Portugal pelas grandes petrolíferas em relação à venda dos seus produtos?

A liberalização de preços deu-se em 2004. Em princípio para beneficiar os consumidores. Em Portugal tínhamos uma fixação de preços neste sector através de uma fórmula que tinha em conta a evolução do preço do crude. A liberalização foi defendida para estabelecer a concorrência, o que teóricamente está certo eé o que acontece nos países avançados. aliás a concorrência é uma pedra basilar do mercado (que não o português). Pelo menos nesta actividade, a liberalização até à data só tem trazido preços mais gravosos para o consumidor. Em Portugal a concorrência é quase uma não realidade muito generalizada, a não ser em bens onde as grandes superfícies tenham presença. Na venda de produtos petrolíferos, há sinais de que algo existe de concertação: os preços sobem em simultâneo até quando os preços do petróleo descem a nível internacional.

Toda esta evolução significa que as entidades de regulação e concorrência desempenham mal o seu papel. Ora np post anterior sobre o modelo económico escandinavo, um dos eixos fundamentais é o excelente desempenho das entidades reguladoras e de concorrência.

Comments:
Mas tem dúvidas? Até a portaria que instituiu a liberalização não é aplicada com o conhecimento da Alta Autoridade da Concorrência. Só assim é que pode haver esta evolução de preços. Petroliferas têm muito peso
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?