.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-02-08

 

Formatos abertos

Os formatos proprietários de documentos electrónicos representam não só uma grande dor de cabeça para os utilizadores de computadores como são uma forma discreta de forçar a venda de programas. Vejamos um pequeno exemplo: um organismo oficial disponibiliza através da internet um formulário de candidatura a um projecto em formato Microsoft Word, um particular (ou outro organismo) que decida candidatar-se a tal projecto terá que comprar uma cópia do Microsoft Word pois o formato fechado do Word é feito para impedir que outros programas o possam editar(*). Mesmo que tenha Word se a versão for anterior à que foi usada para produzir o formulário terá que pagar uma actualização. Histórias como esta aconteceram comigo há alguna anos atràs com alguma frequência.

Alguns dirão que sem Word um computador não serva para nada: nada mais falso, para os textos científicos o "software" livre TeX é o mais usado, eu mesmo só uso o Word muito raramente, e uso o TeX todos os dias. O que acontece se eu enviar um texto escrito em TeX a alguém? Se for para um leitor posso enviar-lhe um documento num formato aberto (pdf ou ps por exemplo), se for para alguém que vai alterar o texto envio-lhe um ficheiro ASCII que é alterável em qualquer computador.

A utilização dos formatos proprietários em documentos públicos produzidos por organismos públicos é uma clara violação da neutralidade do estado. A União Europeia tomou consciência disso e tem desenvolvido esforços para impor formatos abertos na troca de informações (ver aqui).

(*) alguns programas permitem editar Word e funcionam bem, no entanto, a Microsoft procura alterar constantemente o formato para impedir estes programas de funcionar.
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?