.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-02-15

 

Instrumentalizada em vida e na morte

Sem querer ofender os sentimentos religiosos de muitos crentes que me merecem o respeito que exijo para as minhas ideias não deixo de pensar que Lúcia de Jesus foi desde criança instrumentalizada. Na vida e na morte.
Primeiro pela Igreja que com a morte dos outros dois "pastorinhos" e a sua clausura, conseguiu com suficiente segurança criar o mito e um maná. Com o cardeal Cerejeira, Lúcia, o milagre e os segredos deFátima, (ver post do Manuel Correia) serviram para caucionar e santificar o ditador Salazar e o seu fascismo atípico, católico, apostólico, romano. Agora com a sua morte, também Santana Lopes 1º Ministro por acaso e Paulo Portas pretendem alcançar alguns dividendos. O próprio PS achou mais seguro acomodar-se.
Como era de esperar a blogosfera tratou abundantemente o caso. Recomendo em particular a leitura de Rui Tavares, no Barnabé .
Mas muitos outros blogs trataram este assunto. Nomeadamente o Causa Nossa, A Loja do Queijo Limiano, o Abrupto, o Água Lisa, O Jumento, o Acidental.
Curiosamente neste, ITP condena a atitude dos bispos Manuel Martins e Januário Torgal que acusa de "se terem posto a fazer política" por eles condenarem os políticos que se querem aproveitar da religião. Portanto para ITP parece que o papel dos bispos deveria ser o de coonestar o uso da religião pelos partidos de direita e os que contra isso se manifestassem estariam "a fazer política"!

Comments:
Também estive a ler o Acidental. De acordo com o critério que lá parece dominar, é difícil abordar este tema numa óptica crítica sem cair no «anticlericalismo». São os talassas da blogosfera...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?