.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-02-05

 

O FRENTE A FRENTE DOS SOUSAS

Quem ganhou, hoje na RTP, o "frente a frente" dos Sousas? Pois foi claramente o Jerónimo. Judite apesar de ir mais bem vestida, fazer aqueles olhares de espertinha, não perder, como Jerónimo, a direcção do olhar... Judite perdeu. E perdeu porque nos debates políticos o que interessa é a política e não a gravata. Judite de Sousa perdeu porque não ia bem preparada e não conhece bem o PCP. Jerónimo poude "apanhá-la" em falta duas vezes.
1ª e pouco importante:
...Porque "sendo o PCP a 3ª força política na AR". Não, não - corrigiu Jerónimo - somos a 4ª força.
2ª e mais importante:
"Finalmente consegui que o Sr. Jerónimo de Sousa concretizasse esta ideia que tem andado um pouco vaga no seu discurso que mediante a realização de determinadas políticas que pudessem ir ao encontro daquilo que para o PCP é essencial havia disponibilidade da sua parte e de quadros do seu partido para o PCP integrar um Governo do PS."
Jerónimo sorriu e ironicamente confirmou o óbvio: "É verdade. Não sabia é que havia tanta confusão?"
Tem Jerónimo toda a razão com a descoberta de Judite. Desde 1976, com Cunhal e depois com Carvalhas que é assim. Se o Governo do PS fizer políticas que forem ao encontro do que é essencial para o PCP podem contar com ele para integrar o Governo. E muito mais!
A conclusão de Judite, a sua "finalmente" grande descoberta é uma tontice de que Jerónimo, com razão, se riu.
Poderia haver outra interpretação. Mas demasiado especulativa e calculista. Judite de Sousa, que todos sabem para que lado pende, poderia querer contrariar o fundamento de Sócrates para a maioria absoluta. Não é necessária porque o PCP dispõe-se, a troco de umas moedas, a fazer uma coligação com o PS.
Outros desenvolvimentos e outras consideraçãos [aqui no Memórias]

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?