.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-02-22

 

PPD/PSD em processo de autofagia?

Há sinais visíveis de um processo de autofagia no seio do PSD, cumprindo-se a previsão de Pacheco Pereira de "guerra civil". Muitos são os grupos que somam as espingardas e se posicionam para avançar : os cavaquistas, os santanistas e uma série de outros team líderes (sem team) que andam à procura de "criar" o seu espaço e o seu team.
Os cavaquistas estão sem comando porque o comandante só actua "na reserva" . A guarda avançada Ferreira Leite não avança e sem cabeça não se vai longe.
Os santanistas têm comandante. Após a refrega deste últimos dias apresenta-se bastante esfarrapado, mas está de peito para luta. Outros santanistas como Luis Filipe Menezes parecem estar-lhe a disputar o trono e as armas. E o Rui Rio santanista estará não estará à espreita?
Nos "independentes PSD" temos vários a acertar o passo. O melhor posicionado de entre estes Marques Mendes tem um pequeno exército (já testado em anterior Congresso) mas que pode somar por falta de comparência de comandante as hostes ditas de Cavaco.
Temos também oa inda ministro da Justiça que algures no Porto na pré campanha antevendo o descalabro do chefe mostrou disponibilidade para substituir o chefe.
Bom é um "rico"quadro. A mesa está posta.
Não é positivo para o País em termos de imagem externa nem para a sociedade portuguesa que as transformações mais ou menos profundas que se vão operar no seio do PSD decorrentes da grande derrocada eleitoral, se processem de forma tumultuosa.
Mas o PSD tem, de facto, muito que fazer para se reposicionar na sociedade portuguesa e no quadro internacional.
A nível internacional é um partido sem raizes, ensanduichado entre as duas correntes de maior peso a democrata cristã e a socialista. Aliás, esta é uma das fragilidades, a que mesmo Sá Carneiro não conseguiu encontrar saída.
A nível do País não é um partido é uma "coligação de interesses" em ruptura com alguma ideologia no segmento PSD de cariz centro esquerda, para quem a coligação com Portas é uma aberração.
Por tudo isto, um reencontro do PPD/PSD consigo próprio pode levar a uma fractura, separando estas águas e dando origem a novos partidos.
Quem sabe se ainda não vamos ver um Partido PSL/PP?

Comments:
Meu caro

De facto há muita coisa para esclarecer e também concordo que estas "guerras civis" no interior dos partidos são deprimentes. O PS deu um exemplo bem positivo, a quando do seu congresso e talvez tenha ganho aí a sociedade portuguesa.

Essa da "coligação de interesses" no seio do PPD/PSD é bem vista, porque de facto há um grande núcleo de direita trauliteira que melhor estaria fundido com o PP. É uma visão possível, provável. Ana Esteves
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?