.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-03-21

 

Alto Astral. Pelo menos por enquanto

José Sócrates e os seus ministros, hoje, na apresentação do programa do Governo aos deputados, com a oposição de direita decapitada, pouco mais conseguiu do que discutir com a esquerda.
No seu discurso classifico como BOA MOEDA:

1 - um orçamento plurianual para os próximos 5 anos na Administração Pública.
2 - não disfarçar o défice orçamental com receitas extraordinárias para .
3 - criar uma «via rápida» para o licenciamento de projectos fundamentais para a economia portuguesa,
4 - retirar idosos da pobreza, a partir de 2006, em pessoas com mais de 80 anos, estendendo-se depois aos maiores de 65 anos com menos de 300 euros mensais.
5 - já para Abril, combate à fuga nas contribuições para a segurança social e um outro contra a fraude nas prestações de doença e de desemprego.
6 - uma «nova e mais justa lei das rendas» nos próximos cem dias.
7 - 2 em 1 (um único documento automóvel) e 4 em 1 (cartão comum de cidadão, que substituirá o bilhete de identidade, cartão de eleitor, de contribuinte, de saúde e de segurança social.
8 -referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez.
9 - Redução de férias judiciais de dois para um mês.

Nove MOEDAS BOAS. Umas maiores que outras. Vamos aguardar porque também hão-de surgir algumas más, como essa de aumentar a idade da reforma.

Parece que o alto astral tão invocado por Santana Lopes veio afinal ungir o seu sucessor.


Comments:
Toda a bela tem o seu senão. Com tantas boas moedas também há a má moeda, o anunciado aumento da idade para a reforma, vai-nos obrigar a arrastar os pés até ao emprego. estrelinha ajuizada
 
Também estou expectante e algo confiante neste governo. No entanto nos transportes, que é a minha área, no meio de várias ideias correctas mas pouco concretizadas surge a célebre questão da alta velocidade onde parece que o Governo vai dar prioridade à ligação Lisboa - porto e não à ligação Lisboa - Madrid o que me parece profundamente errado.

É tão só a diferença entre melhorar a qualidade de um serviço (entre Lisboa e Porto os Alfas pendulares já funcionam menos mal) e criar um novo serviço concorrencial com o transporte aéreo.

Nesta área estou igualmente curioso sobre como vai ser o modelo das Autoridades Metropolitanas. É que no modelo do governo anterior perspectivava-se queseriam tão actuantes que, na minha opinião, seria forçoso a existência de uma outra entidade reguladora que não fosse actor no processo.
 
Nem sempre com más moedas se comprar coisas más...é tão evidente e necessário o aumento da idade de reforma que a discução quase não tem rosto. eu prefiro nem argumentar, tão demasiado evidente...lol tanto pelo topo como pela base...lol. abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?